Vem aí a nova rotulagem de alimentos e bebidas

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As marcas brasileiras vão precisar se preparar para a implantação da nova norma de rotulagem nutricional de alimentos e bebidas embalados, aprovada em outubro do ano passado pela Anvisa, e que deve entrar em vigor em 24 meses.

Por isso, de acordo com o estudo realizado pela Kantar, líder global em dados, e consultoria, o fator saúde deve conquistar cada vez mais espaço daqui para frente.

Segundo a pesquisa, 75% dos consumidores nacionais já buscam produtos com menor teor de gordura, 70% com menos açúcar e 69% sem aditivos, como corantes e conservantes. Além disso, quando se deparam com um produto dito “natural”, 59% deles alegam esperar que seja livre de conservantes.

Quanto à análise das informações nos rótulos, mesmo que ocasionalmente, 33% das pessoas afirmam estar de olho na quantidade de vitaminas, 33% na de açúcar, 32% em gordura, 32% nas calorias e valor nutricional e 30% no teor de sódio.

A maior inovação da regra será a colocação de símbolos informativos na parte frontal superior da embalagem, facilmente captados à primeira vista, que devem indicar o teor de três nutrientes: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio.

A Tabela de Informação Nutricional também passará por alterações significativas, a começar pela adoção de fundo branco e letras pretas, para impedir que contrastes interfiram na legibilidade. Além disso, será obrigatório identificar os açúcares totais e adicionais, os valores energético e nutricional e o número de porções por embalagem. A tabela deverá ficar perto da lista de ingredientes e em superfície contínua, sem áreas encobertas ou locais de difícil visualização. 

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