Cultura de Compliance

A Associação Catarinense de Supermercados – ACATS, que representa os interesses do setor supermercadista de Santa Catarina, elegeu como uma das prioridades de gestão para o biênio 2019/2020 a implementação do programa de compliance.

O programa tem o intuito de criar rotinas de aprimoramento operacional e aumentar os controles internos – o que é possível por meio do maior esclarecimento quanto aos principais riscos a que está exposta nossa operação. A proposta é que o programa influencie positivamente no cumprimento normativo voluntário, promovendo a integridade de nossa organização e nos auxiliando a seguir sendo um exemplo de retidão.

Também, que nos ajude a apresentar cada vez mais transparência – um dos pilares do programa, conforme se pode constatar de nosso Manual, que está disponível para download logo abaixo.

Finalmente, a implantação tem a finalidade de nos guiar na entrega de mais eficiência a nossos associados e à sociedade por meio da informação qualificada; bem como nos adequar aos estritos limites da Lei Geral de Proteção de Dados, que passa a ter seus efeitos em todo território nacional a partir de agosto de 2020.

O programa de compliance é mais uma iniciativa que confirma nosso propósito como organização, indo ao encontro dos objetivos traçados pela associação já desde sua fundação, em 1972. Pensar e executar medidas que nos auxiliem na entrega de melhores resultados será sempre uma prioridade institucional.

Um abraço,

Alexandre Simioni – Presidente Executivo

Manual de Compliance

Ele dispõe sobre os pilares do programa de Compliance da Associação Catarinense de Supermercados, além de algumas rotinas de conformidade e procedimentos padrão que devem ser cumpridos.

Treinamentos

Confira registros dos treinamentos realizados em todos os segmentos da organização. Os treinamentos são uma importante etapa de disseminação dos novos padrões de compliance que nossa organização passa a adotar.

Treinamento

Acompanhe no Canal Acats no Youtube.

Treinamento

Acompanhe no Canal Acats no Youtube.

Comitê de Compliance

O Comitê de Compliance, órgão previsto em nosso Manual, é responsável pelo processamento dos reportes recebidos pelos canais de confiança físico e digital. Também se encarrega de conceber medidas como treinamentos, palestras e atividades que disseminem a cultura de compliance na ACATS, e consolidem os pilares do nosso programa.

Tem autonomia plena, e não está subordinado à Diretoria. É composto por membros da Diretoria, do corpo de colaboradores e da equipe de compliance, garantindo diversidade e maior isenção das decisões.

Informativos de Compliance

Todo mês divulgaremos um novo conteúdo de importância para o setor e no contexto das rotinas de conformidade previstas pelo nosso Manual.

Notícias sobre fusões e aquisições do setor

Buscando fornecer mais informações sobre as oportunidades e os riscos que envolvem o setor supermercadista, a consultoria de Compliance compartilhará relatórios com as principais notícias e decisões do CADE sobre fusões e aquisições no setor.

Agenda Pública

Em atenção à transparência, que é um dos pilares do nosso programa de compliance, todos os compromissos públicos de nosso Presidente Executivo e de nosso Diretor Executivo serão disponibilizados na grade abaixo.

DataHorárioEventoLocal
12/04/202117:00hReunião CIDASC
On-line
20/04/202113:30hReunião ACATS - Comissão Técnica Médicos Veterinários
On-line

Canal de Confiança

Clicando abaixo você acessa a página do nosso Canal de Confiança, onde você pode reportar desvios ao Manual de Compliance da ACATS, bem como interagir com o Comitê de Compliance, inclusive formulando consultas.

ACATS – Associação Catarinense de Supermercados
Rua Visconde de Cairú, 391 – 4º andar
CEP 88075-020 – Florianópolis – SC
Telefone: +55 48 3223-0174