Consumo nos supermercados de SC abre 2024 com resultado positivo

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Florianópolis (SC) – O consumo das famílias nos supermercados catarinenses abriu 2024 com resultado positivo, +6,79% em relação ao mesmo período de 2023. No comparativo entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024 houve recuo de -24,10%, o que é comum em função da força do último mês do ano, o período das festas e o efeito do 13º salário na economia do Estado.

Os índices foram apurados na pesquisa mensal realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e são apresentados já deflacionados pelo IPCA. Participaram desta amostragem empresas de todos os portes e regiões catarinenses.

Para o presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Alexandre Simioni, a temporada de verão teve um peso considerável neste índice do mês de janeiro, impactando positivamente no desempenho dos supermercados catarinenses. “Temos uma conjunção de fatores que favoreceram o avanço que a pesquisa registrou, no caso catarinense, a manutenção do momento de pleno emprego combinado com o fluxo de turistas que se concentrou não apenas no litoral mas também nas demais regiões com apelo turístico. Desta maneira, Santa Catarina vem mantendo um desempenho favorável e diferenciado, o que se reflete no aumento do consumo”, ponderou o dirigente.

OTIMISMO
A sondagem feita pela Associação também buscou a expectativa do empresariado sobre como será o desempenho do segmento supermercadista catarinenses em 2024. O resultado apontou que metade dos entrevistados (50%) apostam que existe espaço para mais crescimento, na média de até 10%. Um contingente de empresários na igual proporção (50%), indicou que haverá um crescimento muito parecido ao verificado em 2023. Não houve indicação de expectativa de um resultado negativo nesta pesquisa.

PÁSCOA DE 2024
Para a campanha da Páscoa, que é uma data comemorativa forte no calendário do varejo supermercadista, o levantamento sobre como as empresas se prepararam indica uma postura também equilibrada. Para 53% dos empresários ouvidos na pesquisa, o volume de compras de produtos típicos de Páscoa foi praticamente o mesmo do ano passado. Já um contingente de 47% indicou que a quantidade de produtos de Páscoa adquiridos este ano foi superior a 2023, com 12% em volume, na média. Não houve indicação de empresas que encomendaram quantidades de produtos menores que em 2023.

Termômetro de Vendas ACATS 2024 (em percentuais)

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