Supermercados catarinenses registram bom desempenho em 2013

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Florianópolis (SC) – As vendas dos supermercados catarinenses apresentaram alta de 6,82% no ano de 2013 em comparação com 2012. O resultado final foi fortemente influenciado pelo desempenho do setor em dois bimestres, julho e agosto, onde o crescimento superou os 10%, e também novembro e dezembro.
 
A variação de dezembro foi 2,61% superior ao mês período de 2012, e 23,15% superior a novembro de 2013. Dezembro é considerado o melhor mês do ano para o varejo supermercadista, com resultados de vendas históricos, em média, 25 % superiores à média dos demais meses do ano.
 
A pesquisa é da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) mediante dados obtidos pela manifestação de mais de 50 empresas de todos os portes e regiões de Santa Catarina, num levantamento da WB Telecom. Os resultados foram deflacionados pelo IPCA.
 
O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Atanázio dos Santos Netto considera que o resultado acumulado em 2013 indica um período de fortalecimento do setor na economia de Santa Catarina, especialmente pelos investimentos realizados em novas lojas, ampliação e reformas, bem como no investimento na qualificação e requalificação de pessoas, visando a melhoria da qualidade nos serviços.
 
– A estratégia das empresas acaba se refletindo no resultado, considerando também a influência direta e fundamental do crescimento da massa salarial decorrente da geração de empregos, uma curva ascendente e que se mantém estável nos últimos anos – disse o dirigente.
 
INFLAÇÃO – a maior fonte de preocupação para o setor em 2014 é a taxa de inflação. “Temos consciência de que outros setores da economia são mais afetados do que o segmento supermercadista, que concentra mais de 80% de atendimentos das famílias no abastecimento de alimentação, higiene e limpeza, mas isso não deve representar uma zona de conforto para as empresas. Devemos continuar trabalhando para melhorar as instalações físicas de nossas lojas e principalmente qualificar e requalificar a mão de obra a fim de que o consumidor perceba essas mudanças”, complementa Atanázio.
 
A perspectiva para 2014 é de um novo período de crescimento físico do setor. Redes supermercadistas catarinenses ou que atuam aqui anunciaram pelo menos 10 projetos de expansão de novas lojas de grande porte e cerca de 15 empreendimentos de pequeno e médio porte.  Redes de todos os portes também planejam realizar obras de reformas e modernização nas lojas. Estimativa é a geração de pelo menos 4,5 mil novos postos de trabalho em todas as regiões catarinenses.
 
Quanto à atuação da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Atanázio garante que a entidade vai continuar a se posicionar a favor da desoneração e da simplificação tributária, em defesa de uma ampla reforma nas relações trabalhistas e previdenciárias, mantendo também um calendário de ações que proporcionem acesso à empresas de todos os portes e regiões a cursos de qualificação e requalificação profissional e a projetos inovadores como o Alimento Sustentável (rastreabilidade de produtos hortifrugranjeiros) e o Supermercado Lixo Zero (visando atender à Nova Lei de Resíduos Sólidos). Em 2013, a Associação promoveu a  capacitação de  8,5 mil supermercadistas.   

Termômetro de Vendas Acats 2013

 

Mês
mês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anterior
Acumulado
Jan
+5,24
(-19,89)
—-
Fev
+3,00
(-2,11)
+6,08
Mar
+8,27

+14,19

+5,48

Abr
+0,39
-(13,29)
+4,27 
Mai
+8,87
+5,28 +4,47
Jun
+4,75
(2,48)
+5,53
Jul
+10,30
+4,76
+6,20
Ago
+10,62 
+5,66  
+7,22
Set
+3,98
(-4,22)
+5,56 
Out
+4,62
+4,70 
+5,26 
Nov
+7,62
+2,07
+6,38
Dez
+2,61
+23,15
+6,82

 

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