Saborense agrega 50 pequenas agroindústrias

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Cerca de 50 pequenas agroindústrias do oeste catarinense – reunidos em uma cooperativa e uma associação – aproveitaram a realização da 33ª. ExpoSuper e lançaram neste mês uma linha original de produtos de proteína animal com a marca estadual Saborense (sabor catarinense). Os produtos possuem características artesanais das receitas passadas de geração em geração, aliadas à segurança alimentar e ao status sanitário de SC. A primeira apresentação da linha tem 13 produtos. A inciativa é resultado de uma inédita ação associativista iniciada há seis anos com o apoio do Sebrae/SC.

A Associação de Agroindústrias Alimentícias de Santa Catarina (ASAA-SC), que depois deu origem à Cooperativa de Produção e Consumo Saborense, foi criada em 2016. Tem sede no município de Concórdia e surgiu como projeto-piloto para a criação de uma Central de Compras e uma marca coletiva.

O objetivo inicial – que se mantém até hoje – foi centralizar os pedidos de compras dos associados e, com o aumento de volume, garantir melhores margens de preços e a redução do custo operacional, lembra o presidente Wolmir de Souza.

A integração da rede de pequenas agroindústrias (entre elas, frigoríficos) possibilitou a criação da marca estadual Saborense.  Ampliou também as oportunidades das pequenas empresas por meio de uma padronização de produtos e processos capazes de assegurar qualidade em todo o processo e no produto final.

A criação do conceito da marca coletiva teve apoio do Sistema “S” (Sebrae, Faesc/Senar, Fiesc/Senai, Senac) e Unochapecó. Em 2020, foi instituída a marca coletiva, com identidade própria e formalizada a cooperativa para centralizar as vendas dos produtos. O próximo passo é obter a categorização como marca com indicação geográfica junto ao Ministério da Agricultura.

O presidente Wolmir de Souza comenta:

– Juntas, essas empresas desfrutam de novas oportunidades de mercado. Este trabalho associativo e tecnicamente correto e nivelado às grandes indústrias assegura ao consumidor qualidade, disponibilidade de produto e uma característica cultural e familiar que é específica deste segmento.

Compartilhar.