Recanto da Natureza produz e processa orgânicos desde 1997

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

 Um negócio familiar que se tornou uma das principais cooperativas de produtos orgânicos de Santa Catarina já tem mais de 20 anos de atividades. Localizada no município de Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, ela tem foco na produção, no beneficiamento e na comercialização de alimentos 100% orgânicos. Com mais de 100 produtos, o empreendimento Recanto da Natureza é administrado pela família Voges, umas das pioneiras em produção agroecológica em SC, e que também aderiu ao programa de rastreabilidade do alimento.

A família iniciou o cultivo e a venda de orgânicos no ano de 1997. Um desafio gigantesco na época, como explica Amilton Voges, presidente da cooperativa e idealizador do negócio. “Mudamos para a produção orgânica devido a uma intoxicação que tive por conta dos agrotóxicos. Na época, nem se usava o termo orgânicos. O começo não foi fácil. Hoje, com preços mais competitivos e também com as redes sociais, conseguimos ter mais contato com nossos consumidores. A mídia se abriu para os orgânicos, isso ajudou muito”, explica Amilton.

Foram várias etapas para o empreendimento se consolidar como uma referência de orgânicos no Estado. Inicialmente era só a família, depois grupos informais de produtores, passando para associação e, hoje, uma cooperativa com 71 sócios de 25 cidades, abrangendo inclusive a região serrana e o Sul Catarinense. Hoje, são processadas mais de 100 variedades de produtos.

De acordo com Cristiane Voges, filha de Amilton e engenheira-agrônoma do empreendimento, o crescimento de associados ocorre pela garantia da venda de produtos pela e assistência que a cooperativa dá aos agricultores. “Não saber onde vender o produto era o principal medo dos agricultores. Muitos deles, inclusive querendo migrar da produção convencional para a orgânica”, lembra ela.

(Com informações da Epagri)

Compartilhar.