Calibragem dos preços é um dos maiores desafios do varejo

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O encontro virtual sobre precificação promovido pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) contou com mais de 170 participantes, os quais acompanharam apresentações e debates nesta quinta edição da série “Conversa com Especialista”, que recebeu Alexandre Ribeiro, fundador e diretor da R-Dias – Especialistas em Varejo. O Vice-Presidente Região Meio-Oeste da ACATS e Diretor Comercial do Grupo Passarela, Márcio Luiz Simioni, foi mediador do encontro.

O tema principal da conversa – precificação – teve exemplos práticos do tamanho do desafio para as empresas do setor em definir uma calibragem correta de preços ao longo do processo,

Márcio Simioni destacou que as empresas precisam encontrar soluções para buscar os melhores resultados de venda de um mesmo produto em formatos diferentes dentro do varejo – hipermercados, supermercados, atacarejos, lojas de conveniência – a fim de encontrar o ponto de equilíbrio e ganhar na margem e no giro. Temos esse desafio, quando por exemplo a mesma empresa tem que planejar a precificação em vários formatos de negócio localizados as vezes na mesma cidade”.

Alexandre Ribeiro apresentou um quadro atual de conjuntura do setor, em que a concorrência é cada vez mais apertada entre diferentes canais de compras presenciais e virtuais, onde a precificação ganha status de estratégia para proporcionar resultados.

Revelou que a R-Dias criou uma nova forma de precificação, a estratégica. Segundo ele, este método é baseado em uma série de levantamentos e de pesquisas realizadas para entender qual o caminho mais apropriado para essa dinâmica de preços. “A primeira coisa feita foi detectar que isso era estratégico, sendo assim precisaria começar a sua estrutura olhando para fora e não para dentro”.

Nos outros métodos, um se baseia no custo e outro no mercado, mas nenhum se baseia no consumidor, o que segundo Ribeiro é o maior erro desses métodos. “Nós criamos um método mais robusto e mais consistente, que permite trazer resultados expressivos, principalmente por se basear no consumidor para poder estabelecer os níveis de preço”, disse Ribeiro.

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