Pesquisa diz que atacarejo chegará a 50% das vendas este ano

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Até o final deste ano, o atacarejo representará metade das vendas do varejo alimentar, segundo avaliação da Nielsen durante Workshop realizado pela Abaas (Associação Brasileira dos Atacarejos). Segundo a consultoria, o formato já tem uma representatividade de 47% e deverá atingir os 50% devido ao grande número de inaugurações e conversões previstas pelas empresas do setor.

Esses também são os ingredientes que deverão manter o formato em ascensão durante mais alguns anos, de acordo com especialistas. Em matéria de SA Varejo sobre o futuro do modelo, publicada em dezembro do ano passado, os principais players avaliam que o segmento manterá sua curva de crescimento por cerca de mais cinco anos.

O estudo da Nielsen, apresentado no evento da Abaas, indicou ainda que o formato está presente em 69% dos lares do País, avançando 3 pontos percentuais sobre o período anterior. Além disso, a empresa apontou um avanço de 25% no número de lojas.

Mesmo com as novas unidades impulsionando o formato, as vendas em mesmas lojas também aumentaram 10% no acumulado dos primeiros 9 meses do ano. O avanço está distribuído da seguinte forma: 7,3% no 1º trimestre; 13,8% no 2º; 8,7% no 3º. Outro dado compartilhado pela Nielsen é que o ganho de market share do atacarejo foi maior nas áreas Grande Rio de Janeiro, Sul e Minas/Espírito Santo/Interior do Rio de Janeiro.

Compartilhar.