Novos Dados Sobre Rastreabilidade de Hortifrutigranjeiros

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A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) reuniu mais de 40 representantes de empresas supermercadistas para promover (29.01) a apresentação de novos resultados do Programa Alimento Sustentável/RAMA, de rastreabilidade e monitoramento de alimentos. Santa Catarina continua com a maior participação proporcional do País, com 22 redes de supermercados participantes de um total Brasil de 55, correspondendo a 8,5% do total de volume rastreado, isso significando internamente cerca de 60% do total de demanda de consumo de hortifrútis no Estado, distribuído por mais de 200 lojas.

O encontro foi coordenado pelo Diretor Executivo da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Antonio Carlos Poletini e o pelo diretor da PariPassu, Giampaolo Buso, empresa parceira na operação do programa. Também participou do evento a nova diretoria da Vigilância Sanitária de SC, Lucélia Ribas.

Na questão de análises os números apresentados em 2018 totalizaram 114 tipos de produtos analisados em 1.221 amostras, taxas de conformidade médias entre 71% e 73%, com destaque para vegetais de largo consumo como cebola (95%), batata (93%), laranja (83%), banana (71%) e mamão (80%). O Brasil rastreou no ano passado 122.411 toneladas de produtos.

A participação total do segmento de frutas, legumes e verduras no faturamento dos supermercados, relativamente a 2018, deverá ser apresentada no balanço do setor que a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), anunciará no próximo dia 19 de março na convenção marcada para o Rio de Janeiro. Os dados referentes a 2017 indicam um faturamento de R$ 30,2 bilhões, valor equivalente a 8,6% do total.

O Diretor da PariPassu, Giampaolo Buso, considera prioritário para que o programa conquiste avanços que os supermercados aproveitem bem o seu papel para serem um local de educação dos consumidores, chamando a atenção para as qualidades e os diferenciais dos alimentos naturais e rastreados, “Vamos manter a mobilização em todos os segmentos envolvidos, desde a produção, distribuição, regulamentação e fiscalização e indo até as lojas de supermercados onde estão os consumidores finais”.

Giam citou um exemplo de uma campanha de valorização de consumo com ações promocionais em lojas onde os resultados de venda cresceram até 230% em algumas categorias de produtos.

O Diretor Executivo da ACATS, Antonio Carlos Poletini, enalteceu o trabalho das redes supermercadistas catarinenses, que foram pioneiras na implantação do Programa e disse acha que é hora de ampliar a comunicação e mostrar as principais vantagens da alimentação sadia e correta para turbinar os resultados de demanda desta categoria dos hortifrúti. “Temos uma tendência da população em consumir mais produtos saudáveis e um dos objetivos do nosso Programa é oferecer mais segurança alimentar para os consumidores”.

Antonio Carlos Poletini, Lucelia Ribas e Giampaolo Buso.

Evento realizado na nova sede da ACATS, em Florianópolis.

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