Ministro Paulo Guedes é homenagedo pela Abras

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Em comemoração à passagem do Dia Nacional do Supermercado, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) promoveu (12.11) um encontro virtual que contou com a participação do Ministro da Economia, Paulo Guedes. Após sua fala, o Presidente da Abras, João Sanzovo, fez a entrega simbólica do título de supermercadista Honorário da Entidade, como reconhecimento pela relevância de sua atuação ao segmento supermercadista brasileiro. Guedes recebeu o troféu em seu gabinete em Brasília/DF.

Na sua intervenção, Paulo Guedes enalteceu o papel do segmento supermercadista brasileiro durante a ocorrência da Pandemia. “Foi um trabalho extraordinário e histórico pela garantia do abastecimento de produtos alimentícios. O país não parou, o campo continuou produzindo, as redes de transportes continuaram trazendo os produtos para as lojas de supermercados, e que por sua vez abasteceram a população”.

– Foi estabelecida uma parceria colaborativa e responsável para que a rede de supermercados mantivesse a população abastecida – destacou o ministro.

Guedes traçou um cenário otimista para o Brasil em 2021 projetando uma taxa de crescimento de até 4%.

– Os sinais vitais da economia estão mantidos, existe demanda alta por energia e combustíveis, a arrecadação cresce impulsionada por negócios e serviços e a recriação de empregos formais está vindo de 100 mil em julho para 300 mil em setembro – pontuou.

Para Guedes, a distribuição do auxílio emergencial exerceu um papel fundamental na onda que agora o País vive em busca de sua recuperação. “Além do contingente já atendido do Bolsa Família, o Governo digitalizou 64 milhões de brasileiros que estava à margem da Sociedade, preservando as camadas mais vulneráveis da população. Ali os recursos oficiais efetivamente chegaram na sua base”.

O ministro da Economia acha que a alta de preços em alguns produtos é transitória e setorial e que deve se acalmar nos próximos meses.

Ele voltou a defender sua proposta de reduzir a carga de impostos indiretos, fazendo referência à desoneração da folha de pagamentos, “que é o mais cruel dos impostos”, trocando por impostos sobre transações, inclusive as digitais.

Na defesa deste argumento, Guedes disse que a prioridade da geração de empregos formais tem como objetivo combater a informalidade que trava o índice de crescimento da produtividade no Brasil. Também defendeu renovar o marco regulatório, um novo regime fiscal, menos complexo e mais favorável à livre iniciativa.

Compartilhar.