Leite longa vida tem queda de preço de quase 14%

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Os preços de alimentos caíram, em média, 0,51% em setembro na comparação com agosto, de acordo com o relatório do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado (11.10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O movimento é contrário ao do mês anterior, quando grupo Alimentos e Bebidas tinha registrado alta de 0,24%.

Entre os destaques do mês passado, está o leite longa vida, cujo preço caiu, em média, 13,71%. O óleo de soja, outro produto que havia registrado altas de preço em meses anteriores, caiu 6,27% em média, em setembro. De outro lado, uma das maiores altas foi a da cebola, de 11,22% em setembro. Em agosto, o preço médio do produto tinha registrado alta de 5,12%.

– O preço do leite subiu bastante desde o começo do ano e desde agosto a gente veio observando uma redução, de forma mais intensa agora em setembro. Estamos entrando no final do período de entressafra e, com a melhora da produção, há a melhora da oferta no mercado – analisa o gerente do IPCA, Pedro Kislanov.

A prévia da inflação de setembro, o IPCA-15, já havia sinalizado uma queda no preço do produto ao consumidor. Apesar do resultado do mês passado, o preço do leite longa vida no acumulado do ano ainda reflete o peso do movimento de meses anteriores. A alta acumulada desde janeiro é de 36,93%.

Além dos alimentos, outros três grupos de produtos analisados pelo IBGE tiveram deflação no mês passado. Transportes (-1,98%), influenciado pela queda dos preços de gasolina (-8,33%), etanol (-12,43%) e óleo diesel (-4,57%); Comunicação (-2,08%) e artigos de residência (-0,13%)

Resultado geral

No geral, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou deflação de 0,29% em setembro. De acordo com o IBGE, é o menor resultado para o mês de toda a série histórica. E terceiro mês seguido de deflação neste ano. Em agosto, a queda no indicador oficial de inflação do país tinha sido de 0,36%. Em setembro de 2021, o Instituto havia registrado alta de 1,16%. No acumulado do ano, o IPCA ainda tem alta de 4,09%. E em 12 meses, de 7,17%.

(Com informações do Globo Rural)

Compartilhar.