Koch inova no uso de linguagem em libras com foco na inclusão

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O Grupo Koch tem um projeto voltado para a inclusão de seus 50 colaboradores com deficiência auditiva, sendo que 20 deles são surdos e utilizam a língua brasileira de sinais – libras na comunicação. A iniciativa é pioneira na área supermercadista. 

A empresa está elaborando um glossário da língua portuguesa e está sendo disponibilizado a todos os 8 mil colaboradores do Koch para ajudar na comunicação entre surdos e ouvintes. Ele irá trazer os principais sinais de libras sobre  aplicações para o dia a dia das lojas, incluindo cumprimentos e frases como, por exemplo: “onde fica o setor de mercearia?”.

São diversos vídeos gravados em libras, com legenda e áudio, com as explicações sobre o conteúdo.  O projeto visa facilitar a comunicação entre todos os colaboradores da rede – surdos e ouvintes e com isso ajudar na inclusão e aperfeiçoar a recepção dos clientes surdos que utilizam libras como língua de instrução e comunicação. 

No Grupo Koch, a inclusão dos surdos e pessoas com deficiência auditiva começa já no processo seletivo, que conta com uma profissional fluente em libras. Durante as entrevistas com os candidatos, a abordagem é realizada de forma bilíngue, e em alguns momentos com a acessibilidade em Libras.

Deise Ribeiro, analista de inclusão bilíngue do Grupo Koch, diz que o objetivo é que todos os candidatos se sintam acolhidos e respeitados.

– A acessibilidade em libras foi incluída no processo seletivo para pessoas com surdez porque a empresa acredita que o domínio da linguagem inclusiva faz parte do papel social como organização.

Compartilhar.