HiperBom economiza mais de 21% em energia com projeto do PEE/ACATS

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A rede varejista catarinense Hiperbom, que conta com quatro lojas em diferentes bairros da cidade de Florianópolis investiu na iniciativa de eficiência energética junto à multinacional francesa GreenYelow e conseguiu reduzir R$110 mil no gasto com energia ao longo do ano.

o Hiperbom foi o primeiro supermercado a fazer o projeto de eficiência energética com a GreenYellow em Santa Catarina, projeto que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Entidade (PEE/ACATS). Este programa  tem como objetivo promover o uso eficiente e racional de energia elétrica nos supermercados associados. O Programa estimula a gestão inteligente e o consumo consciente deste importante insumo, subsidiando o desenvolvimento sustentável, econômico e social.

De origem familiar e com uma trajetória de 25 anos dedicados ao varejo, o Hiperbom Supermercados decidiu investir na área de eficiência energética como forma de diminuir os gastos com o recurso e com o objetivo de oferecer uma melhor experiência de compra aos clientes. Para isso, contratou a GreenYellow, companhia especializada em soluções para eficiência energética, geração de energia solar e comercialização de energia, para desenvolver um projeto a fim de otimizar o consumo energético em uma de suas unidades.

Na hora de decidir a unidade que passaria pela remodelação, verificou-se que a loja localizada no bairro do Campeche reunia as características necessárias para a implementação do projeto, uma vez que é maior que as demais e a iluminação ainda não havia sido trocada por led, como já havia ocorrido com uma das lojas, que foi inaugurada há menos tempo. “

– O trabalho da GreenYellow durou menos de um mês e, pouco tempo depois, as mudanças já estavam dando resultado. De acordo com os cálculos, a redução será de 21,5% ao ano no consumo de energia, o que representará uma economia de R$ 110.540,00 no mesmo período -explica Felipe Royer, diretor de expansão do Hiperbom Supermercados.

Além da questão da diminuição dos custos de energia, o Hiperbom colocou como um dos requerimentos junto à GreenYellow a necessidade de aumentar a sensação de claridade na loja, visando deixar o ambiente mais iluminado. “O resultado foi muito positivo, pois, após a implementação, percebemos que a unidade ficou parecendo até mais nova, refletindo também no bem-estar dos nossos clientes”, complementa Royer.

Segundo o diretor presidente da GreenYellow no Brasil, Pierre-Yves Mourgue, o projeto enfocou na questão luminotécnica, personalizando o salão de vendas por meio da troca de lâmpadas fluorescentes por luminárias LED (subiu de 537 lux(*) para 791 lux, inclusive nas áreas externas; no sistema de ar-condicionado e na troca de automação da sala de máquinas; bem como no fechamento de balcões (ilhas congeladas e balcões verticais) entre outros ajustes internos.

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