ExpoSuper 2022: atenção ao básico, recomenda Pestana

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
Enéas Pestana (Foto: Carlos Junior)

Um dos mais conceituados executivos do setor supermercadista brasileiro, Enéas Pestana, proferiu palestra de abertura (20.06) durante a cerimônia oficial de abertura da 33ª. Edição da ExpoSuper, a Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados e a Convenção Catarinense de Supermercadistas, de 21 a 23 de junho no complexo Expoville, em Joinville. Pestana falou sobre “Desafios Estratégicos para o Varejo”, onde alertou para o que ele considera um ´cenário turbulento´ para os negócios.

Pestana tem uma sólida carreira, já foi executivo do grupo GPA, presidente da JBS América do Sul e, recentemente, presidente do Dia Brasil. Desde 2014, também é sócio fundador de uma consultoria empresarial, além de participar como membro de diferentes conselhos de administração e consultivos. Este mês, Pestana assumiu o cargo de presidente do Conselho de Administração da rede Lopes, que possui 33 unidades no estado de São Paulo, sendo 30 supermercados e três unidades da bandeira Raiz Superatacado.

De acordo com os principais indicadores econômicos e sociais brasileiros no momento, o cenário se encontra desfavorável, segundo Pestana. A questão principal é um grande contingente de pessoas que está fora do ambiente de consumo pleno, ficando apenas na faixa de subsistência.

 Entre os dados que apresentou estão os seguintes:

– Existem percepções gerais de que nos últimos anos o País está sempre em crise.

– O país empobreceu nos últimos 10 anos e a desigualdade social aumentou.

– Famílias que vivem em extrema pobreza cresceram 50% nos últimos 4 anos.

– Cerca de um quarto da população brasileira vive abaixo da linha da pobreza.

– A inflação de alimentos é de 40% nos últimos 3 anos.

– Ambiente político de incertezas protela decisões sobre investimentos.

– Mais de 27% das famílias brasileiras estão endividadas.

Estes fatores se combinam com uma nova realidade de comportamento do consumidor nesta pós-pandemia. Pestana chama a atenção para o tempo dedicado pelos brasileiros às redes sociais, cerca de 10 horas/dia em média, o que acaba se refletindo em decisões de consumo.

– As novas gerações são menos fiéis e não abrem mão de decidir as compras através do digital ou mesmo exclusivamente através deles. Aumentou consideravelmente o número de canais de compras e principalmente a busca por informações nessas jornadas dos consumidores – alertou.

A recomendação do executivo para os varejistas catarinenses tem o ponto de partida de fazer o básico bem feito.

– O empresário precisa ter seus pilares principais fortes e bem-sucedidos. Não adiante pensar num grande processo de digitalização acima de suas possibilidades se o básico não estiver bem resolvido.  Uma empresa bem estruturada e sob controle, com caixa positivo e gerando uma experiência de compra positiva é fundamental. Tendo isso resolvido, siga adiante. Vale destacar que o novo consumidor mudou seu ponto de vista e considera valores como confiança e reputação fundamentais na hora de escolher onde vai comprar. São conceitos que precisam ser muito bem considerados e preservados para o sucesso do negócio – finalizou Pestana.

Compartilhar.