Cresce preferência por alimentação mais saudável

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Nunca falamos tanto em alimentação saudável quanto agora. E as pessoas vêm se preocupando não só em consumir mais nutrientes e menos calorias, mas também com todo o processo produtivo dos alimentos. Com isso, a redução do consumo de carnes e outros produtos de origem animal se tornou uma tendência comportamental que só cresce ao redor do planeta, dando origem a diversos movimentos criados por vegetarianos e veganos.

Aqui no Brasil, o vegetarianismo e o veganismo já são realidade para muita gente. E os consumidores adeptos a esses estilos de vida buscam no mercado cada vez mais alternativas alinhadas com o que eles acreditam ser ético e coerente.

Para os negócios e a indústria, isso significa uma importante transformação, que exige novas perspectivas e soluções. Segundo uma pesquisa do Ibope Inteligência, atualmente 14% da população brasileira — ou 30 milhões de indivíduos — se declara vegetariana. Além disso, outro estudo com empresários do setor apontou que o mercado de produtos veganos aqui no Brasil tem crescido em torno de 40% ao ano.

E esses números não podem mais ser ignorados pelo mundo dos negócios. Afinal, 55% das pessoas responderam ao Ibope que consumiriam mais produtos veganos se essa informação estivesse indicada de maneira melhor nos rótulos.

NOVAS TENDÊNCIAS

As tendências de sabores para 2020 estão alinhadas a autenticidade e os benefícios naturais dos alimentos e bebidas. É o que diz o estudo Taste Charts 2020 para a América Latina da Kerry, que prevê cenários de tendências do consumidor e influências para o food service. Este ano, os consumidores se apoiarão em sabores familiares ligados à saúde, nostalgia e indulgência em todas as categorias. Snacks com ervas e especiarias como açafrão, pimentão, alecrim e outras devem atrair os consumidores preocupados com a saúde. Ingredientes botânicos, incluindo hibisco, gengibre, capim-limão e cardamomo, também poderão ser incorporados em bebidas, refletindo a demanda do consumidor por funcionalidade e bem-estar.

Compartilhar.