Começou a colheita da safra da maçã

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Foi aberta oficialmente no município de Fraiburgo a safra da colheita da maça em Santa Catarina. O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto participou do evento junto com a secretária Adjunta de Estado do Turismo, Catiane Seif.  Na safra 2023/2024 devem ser colhidas cerca de 496 mil toneladas de maçã, segundo estimativa da Epagri/Cepa.

Santa Catarina cultiva cerca de 15,3 mil hectares de maçã. Na safra 2022/23 a colheita foi de 557 mil toneladas. Em 2022, o Valor da Produção Agropecuária (VPA) da maçã foi de R$ 840 milhões (Epagri/Cepa/Observatório do Agro Catarinense). A variedade Fuji ocupa a maior área colhida, seguida pela Gala e variedades precoces. A Região Serrana (São Joaquim e região) com as microrregiões de Campos de Lages e Curitibanos representam 85,7% da produção estadual.

– Somos campeão nacional na produção de maçã, isso é fruto do trabalho conjunto com os nossos produtores, por meio da Epagri, Cidasc, Ceasa, cooperativas e setor privado. Temos o compromisso com a pesquisa e proteção dos nossos pomares. Estamos trabalhando para viabilizar mais infraestrutura para o campo e para garantir a sucessão familiar. O turismo também tem sido uma das forças para alavancar o setor – afirma o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto.

Compartilhar.