Avança o acesso ao mercado livre de energia

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O Ministério de Minas e Energia abriu (30.09) uma consulta pública sobre um plano de abertura total do mercado livre de energia elétrica a partir de 2028. A proposta do governo permite que todos os consumidores do país, inclusive os ligados em baixa tensão como residências, comprem energia elétrica diretamente de qualquer fornecedor (gerador, comercializador ou distribuidora).

O avanço na agenda de liberalização de mercado vem dois dias após o governo ter publicado uma portaria autorizando que todos os consumidores conectados em alta tensão possam aderir ao mercado livre de energia a partir de 2024, o que foi considerado uma conquista por grande parte do setor elétrico.

Nota divulgada pela Engie indica que a partir desse período, todos os consumidores classificados como Grupo A (conectados em alta e média tensão), poderão fazer parte de um mercado muito mais eficiente e competitivo, segundo a empresa, que é parceira da ACATS em soluções para varejos economizarem com a despesa da conta de energia nas lojas de supermercados. Uma dessas soluções é a E-conomiza.

– Este é mais um grande passo para a modernização do setor elétrico brasileiro, e, na prática, isso significa que este grupo passará a ter a liberdade de escolha para negociar preços e condições de contratação da energia diretamente com os fornecedores – afirma a nota.

Compartilhar.