As experiências de grandes redes na EXPOSUPER ACATS ON LINE

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Líderes de grandes redes apresentam suas experiências durante a Pandemia

Florianópolis (SC) – A EXPOSUPER ACATS ON-LINE teve no seu painel de encerramento a participação dos presidentes das três maiores redes de Santa Catarina, Angeloni, Giassi e Koch, respectivamente, José Augusto Fretta, Zefíro Giassi e José Koch. O Presidente das ACATS, Paulo Cesar Lopes, foi o mediador desta atividade. Os participantes que são líderes das três principais redes catarinenses pelo ranking nacional apresentaram suas experiências neste ano atípico na convivência com a Pandemia considerando temas como a adaptação das empresas ao novo momento, como acontece a retomada dos negócios e as perspectivas futuras. A síntese das principais intervenções dos participantes:

Paulo Cesar Lopes

A nossa preocupação maior foi com a saúde dos trabalhadores e os consumidores. O cenário projetado no início da Pandemia foi assustador.

O setor fez a sua parte, incluindo o papel da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) , fundamental na mediação com as autoridades do Governo do estado e as prefeituras no estabelecimento de normais de conduta.

A mudança de hábito de fazer turismo com mais proximidade vai favorecer os catarinenses. Nosso verão vai ser muito melhor que em anos anteriores.

Setor passa por grandes desafios e o que virá pela frente é identificar as tendências de consumo que vieram e estão vindo para ficar para promover o reenquadramento dos negócios para todos os formato existentes.

José Augusto Fretta

 Com cenários ruins estamos acostumados, as questões maiores são a incerteza e a insegurança. As empresas reagiram com muita velocidade ao novo momento, engajamento da equipe foi fundamental neste momento de alerta, mais comprometimento principalmente no relacionamento com os consumidores.

O cenário para o futuro é mais positivo, acho que já passamos pelo pior. A Pandemia foi um teste de adaptação para todos e a questão essencial de momento para a retomada plena dos negócios é a geração de empregos.

Os consumidores mudaram seu comportamento de compras e isso nos favoreceu. Os hábitos familiares mudaram, as famílias estão mais tempo juntas principalmente na hora de refeições, o que reflete no modo de comprar, na frequência e na quantidade de itens.

Outro aspecto que favorecerá Santa Catarina é a temporada turística, O turismo interno será mais forte e nosso estado tem uma vocação em atrair turistas de outros estados. Isso vai garantir um bom desempenho ao setor.

Acredito que os canais não presenciais terão mais espaço, cresceu o número de consumidores. Isso vai continuar pelas facilidades deste tipo de compra. Outra tendência é o fortalecimento de categorias de produtos mais saudáveis. As reuniões familiares mais frequentes é outra mudança que var permanecer.

Zefíro Giassi

Muitas coisas que a tecnologia permitiu vieram para ficar.  Veio um clima de temor por parte dos clientes e também dos profissionais, num primeiro momento. Mas o processo foi evoluindo, mesmo como todos expostos aos riscos.

 Momentos difíceis nos ajudam a ser mais atuantes no nosso segmento. A inovação do dia a dia e encontrar maneiras melhores de atender nossos clientes. Temos que acompanhar as mudanças e nos adaptar a elas.

Crescemos este ano aproveitando as oportunidades. Já enfrentamos muitas crises, esta não será a última, as dificuldades precisam ser encaradas como oportunidades para permitir a continuidade do processo de crescimento. 

Na retomada vamos ter alguns problemas pontuais de fornecimento de insumos, porém, num curto espaço de tempo tudo voltará à normalidade.

Outra mudança foi que os cuidados com a saúde aumentaram. As pessoas buscam mais qualidade de vida e todos querem aproveitar melhor seus momentos de lazer. A escolha pela qualidade de produtos é uma tendência que deve se manter por parte dos consumidores. A convivência com a família foi mais valorizada e esses momentos desfrutados até aqui irão continuar.

José Evaldo Koch

No começo da Pandemia o maior desafio foi atender decretos, cada cidade tinha um comportamento diferente. Foi necessário muito dinamismo para atender estas exigências.

Um desafio grande foi transmitir segurança de saúde, tranquilizar as pessoas. Outro processo foi a manutenção de estoques de mercadorias, precisamos tomar decisões rápidas para que nada faltasse. Fazer a calibragem das compras para que não comprometesse o processo.

A pandemia nos fortaleceu porque o setor reagiu diante dos obstáculos. Nós não paramos e com isso o setor aprendeu e cresceu. A capacidade de se adaptar com eficiência tem sido fundamental neste momento.

Perspectivas daqui para frente são positivas, vamos ter algumas rupturas de produtos e serão questões que teremos que encarar. Acredito que a retomada será plena, Santa Catarina é um estado diferenciado, temos uma economia diversificada e bem distribuída. A roda recomeçou a girar mexendo com todos os setores e isso movimenta a economia como um todo. Será um processo mais lento, mas será constante.

Novos hábitos de consumo vão permanecer, o melhor de todo foi a aproximação das famílias e isso vai continuar, assim como a busca por alimentos mais saudáveis, mais pela preocupação das pessoas no cuidado com a preservação da saúde.

EXPOSUPER ACATS ON-LINE 2020

REALIZAÇÃO: Associação Catarinense de Supermercados (Acats)

PATROCÍNO MASTER – NESTLÉ E COCA-COLA FEMSA.

PATROCÍNIO: Fecomércio, FCDL, Aquafast, Aurora e Senff.

APOIO: Seara, Melitta, Gota Limpa, Pepsico, Eletrofrio, Fast Gôndolas e NSC Negócios/SC.

APOIO INSTITUCIONAL: Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Governo do Estado de SC, Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Associação Catarinense de Tecnologia (Acate/SC) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SC).

Compartilhar.