Alexandre Ribeiro (R-Dias) apresenta tendências de 2022

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) promoveu (08.03) o primeiro evento da série “Conversa com Especialista Online Acats 2022”, trazendo a participação de Alexandre Ribeiro, fundador e diretor da R – Dias.

O evento ocorreu no modo remoto e reuniu participantes ligados a quatro associações regionais, Agas (RS), Amis (MG), Apras (PR) além da Acats (SC), tendo tido a participação de dois presidentes, Antonio Cesa Longo (RS) e Francisco Crestani (SC). Foram mais de 400 lideranças e profissionais conectadas na conversa.

Francisco Crestani, Presidente da Acats.

O cenário apresentado por Ribeiro é composto de fatores que impactam a atividade do varejo supermercadista, tais como: perda de 21% de poder aquisitivo das famílias nos últimos 3 anos, maior taxa de endividamento das famílias dos últimos 11 anos, queda do fluxo de loja de 3,2% em 2021 comparativamente a 2020, porém, o dado positivo, de crescimento de 8,4% do tíquete médio de compras.

O executivo alertou que este pacote pressiona as empresas por mais eficiência em gestão operacional, bem como outros fatores que compreendem todas as etapas que são percorridas no fluxo das lojas desde a hora da compra até a colocação na gôndola.

Como exemplo mais palpável da mudança por que passa o setor, Ribeiro destacou que os formatos de varejos a disposição dos consumidores saltaram de 3 para 17 nos últimos anos, incluindo aí aqueles não presenciais, o que indica uma grande transformação em todo o processo.

Os 5 tópicos mais relevantes que o setor supermercadista precisa buscar em 2022, segundo Alexandre Ribeiro:

1 – Maior eficiência operacional,

2 – Nível superior de gestão,

3 – Maior compreensão do shopper,

4 – Saúde financeira,

5 – Tecnologia e digitalização.

Compartilhar.