A relevância dos supermercados na economia do Brasil

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Neste dia 12 de novembro comemora-se a passagem do Dia Nacional dos Supermercados, segmento que hoje é responsável por cerca de 85% do abastecimento das famílias em itens da cesta de produtos de alimentação, higiene e de limpeza.

São mais de 91 mil lojas operantes praticamente 7 dias por semana em todo o País, gerando um faturamento de R$ 554 bilhões, valor que representa 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. São 3 milhões de empregos diretos e indiretos no setor.

Santa Catarina tem uma participação expressiva neste cenário nacional, com apenas 1% do território representa cerca de 7,5% da fatia nacional do setor. São mais de 2 mil empresas instaladas em território catarinense gerando milhares de vagas diretas de emprego e garantindo o abastecimento das famílias em suas necessidades.

O papel dos supermercados ganhou ainda mais relevância desde a ocorrência da Pandemia, isso porque desde agosto de 2017 a atividade passou a ser considerada como essencial. O segmento mostrou muito dinamismo em rapidamente se ajustar aos desafios deste novo momento em que a saúde das pessoas ganhou prioridade máxima.

O contingente de profissionais que atua na linha de frente nas nossas lojas enfrentou o desafio de continuar a atender o público consumidor dentro de protocolos rígidos de segurança pactuados com as autoridades sanitárias.

Ao mesmo tempo, o segmento acelerou seu cronograma de mudanças e de inovações incorporando novos formatos de atendimento a partir dos avanços do meio digital.

As vendas físicas tiveram o reforço do e-commerce, dos canais de aplicativos e de tele entregas e de retiradas nas lojas. Os supermercados tradicionais e os minimercados de bairro ganharam a companhia de um formato em fase de forte crescimento em todo o País, os atacarejos.

O que nunca deixa de ser prioridade na nossa atividade, um compromisso que sempre se renova, é o atendimento de excelência ao cliente como foco essencial das empresas e de todos os profissionais que atuam no setor.

O supermercado busca se preservar como a melhor solução para as compras das famílias, um espaço que elas frequentam diariamente e se sentem bem, porque o consumidor bem atendido sempre volta. Essa é a essência de nossa atividade.

Francisco Crestani
Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats)

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