31/03/2013 – Informe Semanal

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

ExpoSuper 2013:
DEFINIDAS AS PALESTRAS MAGNAS

Dado Schneider e Paulo Storani serão os protagonistas das palestras magnas da edição deste ano da ExpoSuper – Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados e Convenção Catarinense de Supermercadistas. Dado Schneider (dia 19.06) é conhecido nacionalmente por suas palestras nada convencionais que ele mesmo nomeou de “experiências sensoriais”. Já Paulo Storani (dia 20.06) faz o maior sucesso em todo o Brasil com agenda super concorrida de sua mensagem “Construindo uma Tropa de Elite”.

Institucional:
PARCERIA PARA QUALIFICAR SETOR DE PANIFICAÇÃO

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) está estabelecendo uma aliança com a empresa Márcio Rodrigues & Associados para desenvolver projetos conjuntos do Propan – Programa de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação. O objetivo é o de melhorar a qualificação e o resultado do segmento da panificação junto aos supermercados catarinense, sendo que  Propan atua junto às empresas através de cursos de qualificação, requalificação e consultorias. É um projeto realizado em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Panificação e Confeitaria (Abip) com metas de capacitar 10 mil panificadoras em todo o país. Pretende, também, aumentar a lucratividade e competitividade de toda cadeia produtiva do trigo.

Capacitação:
SURGEM NOVAS OPORTUNIDADES PARA MBA DE GESTÃO DE SUPERMERCADOS

Uma nova parceria entre a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) formalizou a criação de duas novas turmas de MBA de Gestão de Varejo, com especialização em Supermercados. Entendimentos neste sentido foram firmados na sede da ACATS entre o Diretor Executivo Antonio Carlos Poletini, o Coordenador Acadêmico da Fundação Getúlio Vargas (FGV), João Batista Vilhena e Pedro Paulo Pamplona, da Diretoria da Sociesc.  Serão abertas duas turmas para funcionamento em Florianópolis e Blumenau. As formas de inscrição e prazos, serão divulgadas no mês de abril. O MBA terá aulas presenciais e quinzenais.

Capacitação:
AGENDA DE CURSOS DO MÊS DE ABRIL

Associação Catarinense de Supermercados (Acats) tem uma série de cursos previstos para o mês de abril. Confira a agenda da Capacitação do período.

Do Associado:
ANGELONI INAUGURARÁ SUA MAIOR LOJA NO PARANÁ

A rede Angeloni  inaugurará no próximo dia 03.04 em Maringá (PR) a quarta loja naquele estado, a maior loja de toda a rede, com 40.903,06m² de área total construída. A unidade vai gerar 420 empregos diretos e 250 indiretos, incluindo funcionários da terceira idade e com necessidades especiais, uma tradição do Angeloni em atenção à importância da responsabilidade social. Esta será a 27ª loja da rede, com 5.591,00m² de área de vendas, incluindo no local uma unidade da Farmácia Angeloni.

Conjuntura:
VENDAS POSITIVAS EM FEVEREIRO

As vendas dos supermercados catarinenses no mês de fevereiro de 2013 fecharam com alta de 3% no comparativo com fevereiro do ano passado.  O resultado de fevereiro comparado ao mês anterior, janeiro de 2013, teve recuo de 2,11%. O acumulado do primeiro bimestre de 2013 indica um crescimento de 6,08% em relação a idêntico período de 2012.

Inflação:
PROJEÇÃO DE TAXA ACIMA DE 6%

Os economistas do banco francês BNP  Paribas, prepararam um relatório mundial de perspectivas econômicas. Em relação ao Brasil, o estudo trabalha com as seguintes projeções: A taxa Selic chegará a 9% e se manterá nesse patamar em 2014. O IPCA chegará a 6,2%.

Inflação:
ALIMENTOS SOBEM MAIS DE 30%

Os preços dos alimentos foram o principal foco de pressão inflacionária. Nos últimos 12 meses até março, os preços dos alimentos ao consumidor  subiram mais de 30%. Enquanto o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)-15 subiu 6,43% até março, os preços das frutas, verduras e legumes acumularam altas de 33,36% e os dos cereais, que incluem arroz e feijão, de 34,09%.

Cerveja:
MAIS IMPOSTO

A Receita vai elevare  2% acima da inflação o imposto da cerveja agora em abril. Um novo arrocho fiscal está previsto para outubro, com novo repasse aos preços. O setor cervejeiro registrou queda de vendas em 2012, resultado que pode se repetir em 2013 por conta da influência de fatores como a elevação de preços e o endurecimento da Lei Seca.

Produção:
NAS CARNES, SÓ O FRANGO TEVE DIMINUIÇÃO

Em 2012, foram abatidas 31,118 milhões de cabeças de bovinos, com aumento de 8,0% em relação a 2011 e nova marca recorde na série histórica do abate de bovinos por ano. No segmento de suínos foram abatidas 35,980 milhões de cabeças de suínos, um crescimento de 3,2% em relação a 2011. A aquisição de leite no ano foi de 22,338 bilhões de litros, gerando um aumento de 2,5%. A produção de ovos de galinha em 2012 (2.689.451 mil dúzias) também aumentou em relação a 2011 (4,8%).

E-Commerce:
WAL-MART TESTARÁ ARMÁRIOS COM FECHADURAS EM LOJAS

A Wal-Mart Stores vai testar nos EUA armários com fechaduras em suas lojas para guardar itens encomendados pela internet até que os consumidores os busquem.
O teste é apenas um passo que a maior varejista do mundo está dando para ligar seu crescente negócio de e-commerce às milhares de lojas físicas que possui em todo o mundo.
Entregando as remessas compradas on-line para suas lojas e guardando-as em armários próprios nesses estabelecimentos, a empresa gastaria menos do que se tivesse que montar um sistema de entregas diretas ao consumidor, dada a capilaridade que teria a rede de logística. (Reuters).

Compartilhar.