10/06/2013 – Informe Semanal

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

ExpoSuper 2013:
ABERTURA SOLENE SERÁ DIA 18.06 ÀS 15H

A cerimônia solene de abertura da 26ª. Edição da ExpoSuper será realizada no dia 18.06.2013 às 15h no auditório principal da nova área de congressos do Complexo Expoville, em Joinville. Uma hora antes, às 14h, haverá a solenidade de inauguração do novo Complexo Expoville.

Durante a cerimônia de abertura, o Presidente da FCDL-SC, Sérgio Alexandre Medeiros, será homenageado com a outorga do título de sócio Honorário da Associação Catarinense de Supermercados (Acats).

A cerimônia solene de abertura da 26ª. Edição da ExpoSuper será realizada no dia 18.06.2013 às 15h no auditório principal da nova área de congressos do Complexo Expoville, em Joinville. Uma hora antes, às 14h, haverá a solenidade de inauguração do novo Complexo Expoville.

Durante a cerimônia de abertura, o Presidente da FCDL-SC, Sérgio Alexandre Medeiros, será homenageado com a outorga do título de sócio Honorário da Associação Catarinense de Supermercados (Acats).

ExpoSuper 2013:
LIDERANÇAS DO SETOR DISCUTIRÃO AGENDA LEGISLATIVA

Antes da cerimônia de abertura, no período da manhã, haverá um encontro de lideranças estaduais e nacionais supermercadistas e do varejo para um realinhamento de propostas para a agenda legislativa federal do setor.

Diretores da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e de entidades estaduais como Acats, Fecomércio-SC e FCDL-SC repassarão novas posições de defesa do setor ao Coordenador do Fórum Parlamentar de SC, deputado Marco Tebaldi e demais parlamentares da bancada federal de Santa Catarina. O evento acontecerá no Hotel Bourbon Joinville a partir das 11h.

ExpoSuper 2013:
INTERNACIONALIZAÇÃO DA FEIRA CONSOLIDADA

Com a participação de empresas expositoras da Espanha e da Argentina, fica consolidada a proposta da feira em contar sempre com a presença de expositores estrangeiros, abrindo o leque de possibilidades de negócios para os supermercadistas catarinenses.

ExpoSuper 2013:
ATENDIMENTO DE EXCELENCIA AOS PARTICPANTES

Iniciativa bem sucedida e que foi muito elogiada na edição do ano passado, a presença do grupo de idosos no atendimento às dúvidas dos participantes da feira está garantido novamente nesta edição de 2013. Parceria neste sentido foi renovada entre a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e o Sesc-SC. Um grupo de 40 pessoas participará da feira prestando atendimento e dando todo o tipo de informação nos ambientes de circulação de feira e congresso.

ExpoSuper 2013:
MAPA DE EXPOSITORES EXPÕE FORÇA DO EVENTO

A comercialização de espaços para expositores na edição deste ano da feira foi totalmente concluída com 30 dias de antecedência em relação ao início do evento. Para o coordenador geral Antonio Carlos Poletini, é um aspecto que ratifica a força do evento e a sua definitiva consolidação neste novo espaço co Complexo Expoville, em Joinville, que representou um acréscimo de 80% de área de exposição no comparativo com o modelo anterior.

Legislação:
ORIENTAÇÃO SOBRE IMPOSTOS NAS NOTAS FISCAIS

A respeito da Lei Federal 12.741/2012 que exige a informação de determinados tributos nos documentos fiscais a partir de 10/06/2013 nas vendas a consumidor final, a recomendação da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) é de que as empresas devam considerar as orientações do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), ou seja, que os percentuais de alíquota sejam aplicados nos documentos fiscais por NCM de mercadoria, de modo que todos possam adaptar os seus sistemas de emissão de documentos fiscais, tais como por exemplo, os Cupons Fiscais e as Notas Eletrônicas, bem como àqueles de emissão manual, tal como as Notas Fiscais de Venda a Consumidor Final para inserção dessa informação.

(Saiba mais LINK)

Legislação:
PROCON TRANQUILIZA LOJISTAS

A diretora do Procon-SC, Elizabete Luiza Fernandes Baesso, tranquilizou empresários que estão preocupados com possíveis notificações por descumprimento da lei 12.741/2012, que entra em vigor nesta segunda-feira. A lei determina que a nota fiscal ao consumidor explicite todos os impostos embutidos no preço dos produtos, mas a falta de regulamentação ainda causa muitas dúvidas entre lojistas.

“O Ministério da Justiça está colhendo sugestões e não se posicionou a respeito desta lei, e nenhuma fiscalização vai ser feita antes desta orientação”, garantiu a diretora. Ela informou que o ministério deve fazer ainda esta semana uma reunião para tratar do assunto, e que empresários e consumidores serão avisados assim que houver uma decisão.

Do Associado: 
CELEIRO DE CHAPECÓ INOVA AO CONTRATAR HAITIANOS

Com carência de mão de obra em diversos setores, a rede Celeiro de Chapecó decidiu inovar contratando profissionais oriundos do Haiti. São seis haitianos que começaram a trabalhar na terça-feira passada (04.06) na loja Celeiro Supercenter. Todos falam francês ou inglês, apenas um deles se comunica em um misto de espanhol e português.

Gabriela Cover Bueno, do Departamento de Recursos Humanos do Celeiro, revelou que durou uma semana o processo de contratação e de adaptação inicial dos haitianos em suas novas funções. “São todos muito simpáticos, extremamente educados, muito cuidadosos com sua higiene pessoal e dispostos a trabalhar”, afirmou Gabriela.

Os novos profissionais atuam como repositor de FLV, repositor de PAS, auxiliar de Açougue, auxiliar de Padeiro, auxiliar de Depósito e auxiliar de Caixa.

Do Associado:
ZONI INAUGURA LOJA EM ITAJAÍ

Inaugurou no último dia 28 de maio a mais nova loja da rede de supermercados Zoni, agora na cidade de Itajaí, situada no bairro Fazenda em frente à loja da Havan. Esta é a 13a loja do grupo e a primeira das cinco unidades recém-adquiridas a ser inaugurada dentro dos padrões da rede. A próxima será a filial de Itapema, seguindo as inaugurações de São Francisco do Sul, Balneário Piçarras e Balneário Camboriú. 

Compartilhar.