Parceria pra fortalecer a Rede Caixa Solidária Brasil

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e a direção do projeto Rede Caixa Solidária Brasil formalizaram (11.04) em Florianópolis uma parceria para ampliar o alcance dos resultados desta iniciativa junto aos supermercados filiados em SC.

A Rede é um empreendimento social que alia a solidariedade e responsabilidade ambiental para ajudar as pessoas que mais precisam e preservar o meio ambiente. A instituição alcança estes objetivos dando o destino mais adequado para peças de roupa, tecidos ou calçados usados os chamados de têxteis pós-consumo.

Em visita à sede da ACATS para a formalização da parceria, a Rede Caixa Solidária Brasil esteve representada por seu presidente, Paulo Vargas e pelo embaixador do projeto, o ex-secretário de do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulinho Bornhausen. Eles foram recebidos pelo presidente Alexandre Simioni e pelo gerente executivo Octavio Neto.

Através da participação de supermercados como Pontos de Entrega Voluntários (PEVs), a Rede Caixa Solidária Brasil promove a coleta seletiva dos têxteis pós-consumo. O material recebido nos PEVs é recolhido semanalmente passa por um processo de triagem. Um PEVs da Caixa Solidária comporta até 200 kg de doações.

Aquilo que tem condições de reuso é destinado para doação para entidades e projetos sociais cadastrados. O que não pode ser doado vai para reciclagem por empresas especializadas neste tipo de material.

Paulinho Bornhausen e Paulo Vargas destacaram que a Rede Caixa Solidária passa por um processo de expansão.

– Hoje são mais de 120 PEVs instalados em SC e com grande potencial de crescimento. O projeto busca mitigar os efeitos da destinação incorreta de peças de vestuário e outros produtos têxteis após o seu consumo. A questão se tornou um dos maiores problemas ambientais no mundo – argumentaram eles.

Outros aspectos importantes é a possibilidade de apoiar entidades e projetos socais que ajudam pessoas em situação de vulnerabilidade. Estas entidades e projetos se cadastram em um portal social online para fazer os pedidos por doações e podem acompanhar o status da sua demanda de forma mais ágil e transparente.

O Presidente Alexandre Simioni vê com entusiasmo a possibilidade de que o projeto possa crescer e se espalhar para todas as regiões catarinenses.

– A ACATS vai mobilizar seus associados para a importância deste projeto que já está estruturado e acaba beneficiando diversos setores, movimentando um ciclo da economia circular e trazendo benefícios sociais e ambientais – destacou.

Compartilhar.