INOVA ACATS apresenta tendências para o futuro do varejo

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Cerca de 300 participantes acompanharam as palestras e painéis do evento Inova ACATS – Um novo Olhar do Varejo, realizado (23.10) no Centro de Eventos do Sesc/Cacupé, em Florianópolis. A iniciativa foi da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), em parceria com a Fecomércio/SC. O fórum apresentou projeções de tendências e cenários futuros para empresas supermercadistas nos campos da tecnologia, sustentabilidade e inovação.

O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Paulo Cesar Lopes, afirmou que a iniciativa foi muito positiva e relevante para quem participou. “Nosso negócio está em permanente discussão e análises por conta de mudanças significativas pelas quais o mercado e a economia em geral estão passando. Nada melhor do que compartilhar conhecimentos com essa massa crítica de geradores de novos conhecimentos para que cada empresário que aqui esteve possa repensar e planejar melhor o seu negócio de olho no futuro”.

O Diretor Executivo da ACATS e coordenador do evento, Antonio Carlos Poletini, fez um balanço positivo do evento. “Pelo seu próprio nome, a ACATS soube ser inovadora mais uma vez e acreditamos que é muito importante manter um relacionamento de trabalho com demais entidades representativas dos segmentos de tecnologia e inovação, que tem um trabalho de ponta e referencial para todo o Brasil, sem esquecer o engajamento total nos processos sustentáveis, que também é um dos pilares de atuação de todo estre trade econômico catarinense”.

A programação contou com as seguintes etapas:

Palestra: A JORNADA DE COMPRAS NO VAREJO 4.0, com Ricardo Pastore, Coordenador do Centro de Varejo da ESPM;

Painel: INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE, com Giampaolo Buso, CEO da PariPassu Tecnologia de Rastreabilidade, Wellington Machado, CEO da Simplus Tecnologia, Danielle Bourg, Gerente de Projetos da Engie Solar e Alessandra Parisi, Executiva de Negócios da GS1 Brasil;

Palestra Internacional: INDUTORES DE INOVAÇÃO, com Enzo Vergalito, Diretor e Co-Fundador da Ewap Cooperative Company, Itália;

Painel: ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO PARA O VAREJO, com Daniel Leipnitz, Presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), José Eduardo Fiates, Presidente do Sapiens Park e Fundação Certi e Henrique Bussacos, CEO do Impact Hub Fpolis;

Painel: CASES DE INOVAÇÃO PARA O VAREJO, com Rômulo Simas, Diretor da Movit Partner Premier Google, Carlos Eduardo Silva, Presidente do Sistema de Marketing para Pequenos Varejos (SumOne) e Antonio Almeida, Superintendente da Brascol;

Palestra: INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS PARA O VAREJO, com Bernardo Meirelles, Diretor de Setor Público e Canais da Neoway;

Painel: SUSTENTABILIDADE NO VAREJO, com Francisco Biazini, Diretor da Rede Resíduos USP, Gisele Mara Schena, Gerente de Asistência do Departamento Regional do Sesc/SC, Gilberto Nascimento, Gerente Operacional do Supermercado Angeloni e André Mantovani, Diretor da Arueira Ambiental;

Painel: NEGÓCIOS INOVADORES PARA SUPERMERCADOS, com Marco Zolet, CEO & Co-Founder do Supermercado Now, Gerson Schmitt, Presidente do Conselho Diretor da Paradigma e Rodolpho Brock, Gestor de Projetos da Poupad.

Fica Técnica:

Evento: Inova ACATS – Fórum de Tecnologia, Sustentabilidade e Inovação para Supermercados.

Realização: Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e Fecomércio/SC.

Patrocínio: Engie, Poupad, Sesc/SC, Simplus, PariPassu, Sysmo, Senior, Área Central, Smarket Solutions, GreenYellow, Datalogic e Atm – Automação Comercial.

Apoio: Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Melitta, Primalta e Superpan.

Manifestações dos painelistas e palestrantes

A convivência e a interação das estruturas de varejos on line e off line com os consumidores do futuro, bem como diferentes graus e níveis de aplicabilidade de processos e soluções tecnológicas dominaram as apresentações do Inova ACATS. Outro aspecto convergente em todos os cenários apresentados no evento é a permanente preocupação com práticas sustentáveis reforçando a cultura da preservação do meio ambiente não apenas como filosofia de atuação, mas, também, como alternativa de modelos de negócios.

Acompanhe algumas manifestações dos palestrantes e painelistas:

No Varejo 4.0 os canais on e off line se unem e se transformam num só canal trabalhando ativos do consumidor no ato da compra: tempo, custo e emoção. Ricardo Pastore.

A padronização de dados é fundamentas para operações físicas e eletrônicas serem bem sucedidas e gerarem satisfação no consumidor. Alessandra Parisi.

A minimização de uso de embalagens plásticas e o reuso de garrafas de vidro são tendências muito fortes em toda a Europa. Enzo Vergalito.

Todo e qualquer segmento precisa inovar e este conceito de inovação precisa ficar bem claro porque a inovação é simples e não necessariamente ligada a uso de tecnologias, ela funciona em quaisquer circunstâncias. Daniel Leipnitz.

Entre os vários segmentos econômicos, a curva da economia digital é verticalizada e muito mais rápida. José Eduardo Fiates.

A tecnologia está ajudando a fazer a transformação de uma rede de varejo, a Magazine Luiza, em uma empresa digital com pontos físicos. Rômulo Simas.

O ambiente on line vai ajudar a aprimorar experiências do varejo físico porque 87% dos consumidores pesquisam on line antes de uma compra física. Carlos Eduardo Silva.

Em nosso negócio de varejo em larga escala a utilização da tecnologia Mfid foi o vetor de uma mudança completa de gestão. Antonio Almeida.

A plataforma Big Data gera a informação assertiva e confiável, aquilo que realmente faz sentido para alcançar sucesso no negócio. Bernardo Meirelles.

Lixo é como um rio, não para de chegar, o lixo precisa ser tratado como uma questão de comunicação para fazer parte da cultura e do comportamento das pessoas. André Mantovani.

Um modelo de gerenciamento de resíduos sólidos eficiente cria um saldo positivo na poupança ambiental do planeta. Francisco Biazini.

Depois de seis anos vemos o supermercado lixo zero como um programa de melhoria contínua na destinação adequada dos resíduos. Gilberto Nascimento.

Por intermédio do Mesa Brasil do Sesc/SC as empresas exercitam a responsabilidade social. Gisele Chena.

Modelo tradicional de entrega do supermercado precisa ser aperfeiçoado porque é ineficiente para o varejista e também para o consumidor. Marco Zolet.

O novo varejo será um processo de personalização em massa funcionando como ponto de demonstração e de experiências. Gerson Schmitt.

Compartilhar.