Parceria leva cadastro digital para a agricultura familiar

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Um encontro de trabalho realizado (05.10) na sede da Epagri em Florianópolis traçou novas etapas da parceria entre a Associação Catarinense de Supermercados com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a empresa Simplus no projeto de promover um cadastro digital e padronizado de pelo menos 100 produtos da agricultura familiar de SC. Três produtos estão em fase de testes.

Essa parceria tem o objetivo de contribuir com o desenvolvimento dos produtores familiares e foi oficializada na última edição da Exposuper, no mês de junho em Joinville.

A Simplus vai realizar o processo completo de cadastro e validação das informações técnicas e fiscais dos produtos coloniais e publicá-los na plataforma conforme os padrões estabelecidos pelos varejos brasileiros e pela associação global GS1. Além de oferecer visibilidade aos pequenos produtores, essa iniciativa tem como intuito abrir oportunidades de novos negócios com os varejos atendidos pela plataforma.

Criada para o mercado brasileiro em 2015, a Simplus é uma plataforma central de informações, imagens de produtos e automação de processos que faz gestão de conteúdo completo e de alta qualidade para varejos, distribuidores e fornecedores. Essa tecnologia será agora utilizada para produtos hortifrúti ou processados, tudo oriundo da produção da agricultura familiar catarinense, assegura Wellington Machado, diretor da empresa.

Paulo Arruda, diretor de extensão rural e pesqueira da Epagri, considera que e iniciativa será favorável à inserção do produtor rural de SC nos mercados consumidores. “A Epagri terá todas as suas coordenadorias integradas ao projeto, permitindo que o resultado da agricultura familiar tenha um resultado econômico muito mais expressivo”.

O presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Paulo Cesar Lopes, se confessa um entusiasta deste projeto. “Cooperar é a palavra de ordem no mundo inteiro atualmente, e o que estamos fazendo é exatamente isso, juntar as sinergias e capacidades em busca de melhores resultados para todos”.

O diretor executivo da Acats, Antonio Carlos Poletini, assinalou a longa parceria entre a Epagri e a Acats, desde a Exposuper de 2009, sempre no apoio à agricultura familiar catarinense. “Estamos dando um novo passo e agora com esta inovação em termos de Brasil. Temos certeza de que o cadastro padronizado da agricultura familiar será disseminado para todos os Estados”, afirmou.

A ideia é começar o cadastro com cerca de 100 itens. Os que estão no programa piloto são uma geleia de laranja com gengibre, massa de aipim e macarrão de aipim.

Na próxima etapa do processo, a ACATS irá articular uma reunião com o Comitê Comercial  e a Epagri , para encaminharem o mapeamento de itens conforme a produção e o potencial de demanda regional de cada item.

Compartilhar.