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Trade Marketing: a chave para potencializar vendas e fortalecer parcerias, por Paula Valduga

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O Trade Marketing é uma área estratégica tanto para o varejo quanto para a indústria, com amplas oportunidades de desenvolvimento e impacto direto nos resultados. Sua atuação se dá no fortalecimento de parcerias comerciais e no desenvolvimento de ações que podem ser pontuais ou de médio e longo prazo. No centro dessa estratégia está o sell-out, ou seja, a saída de produtos do ponto de venda (PDV) – a verdadeira essência do varejo e do trade.

Mais do que impulsionar as vendas, o Trade Marketing fortalece marcas por meio de ações diferenciadas dentro e fora do PDV. Ele direciona estratégias e assegura que o produto certo esteja no canal certo, sempre em parceria com a indústria, maximizando os resultados.

Vejo um grande potencial de crescimento tanto para os profissionais quanto para a área como um todo. A personalização das ações e a criação de iniciativas inovadoras ainda podem ser mais exploradas. No entanto, além da criatividade e inovação, acredito que um fator determinante para o sucesso do Trade é a transparência nas relações. Quanto mais dados forem compartilhados, maior será a capacidade de medir resultados e aprimorar as estratégias com assertividade.

Para as empresas que ainda não estruturaram suas áreas de Trade Marketing, vale uma reflexão: as mídias, as pontas de gôndola, as ilhas promocionais e as ações de cross-merchandising já existem. Ou seja, o Trade já está lá. A questão é: sua empresa escolhe ser apenas reativa ou aproveitar de forma estratégica todas essas oportunidades?

Sobre a autora
Com ampla experiência em Trade Marketing e gestão de contas nos maiores varejistas do Brasil, Paula Valduga é Head de Trade Marketing no Grupo Koch e uma das principais referências do setor. Reconhecida como Top Voice na área, foi premiada como a segunda melhor profissional de Trade Marketing do varejo brasileiro. Além de atuar em grandes redes, é palestrante, criadora do curso Trade Marketing no Varejo Standard e do programa Revolução Trade, da SA+ Varejo.

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Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

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Presidente Executivo

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Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

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Presidente Executivo

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