Cursos que primam pela excelência para impulsionar a sua carreira no varejo. Comece agora.
Atuando para o fortalecimento do setor supermercadista. Conheça os benefícios de associar-se.
O setor supermercadista é vital ao abastecimento da população, à oferta de vagas e à geração e à manutenção de empregos, bem como à geração de prosperidade para Santa Catarina. Com crescimento acima da média nacional, é o segundo maior arrecadador de ICMS do Estado e a sexta força no segmento do Brasil, empregando mais de 200 mil pessoas.
É nesse contexto que, reconhecida como entidade de referência no Brasil, congregamos mais de 300 empresas associadas com cerca de 950 lojas e mais de 80 mil pessoas empregadas.
Somos uma entidade filiada à Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e atuamos proativamente para fortalecer as empresas do varejo supermercadista em todo o Estado de Santa Catarina, realizando atividades de representação e desenvolvimento, bem como defendendo o setor junto ao Poder Público e às demais entidades de classe.
Atuamos, ainda, de forma integrada com outras entidades empresariais, em defesa de causas comuns em benefício da categorias e da sociedade, contando com uma estrutura de apoio composta por 10 Vice-presidências Regionais, o que garante abrangência estadual.
Ao longo de cinco décadas, a nossa atuação vem contribuindo para alavancar os negócios das empresas associadas, bem como desenvolver e qualificar os profissionais do setor.
Com base no tripé Excelência, Profissionalistmo e Ética, nossas iniciativas nos fazem estar cada vez mais presente no dia a dia dos nossos associados.
Realizamos mais de 250 atividades por ano, promovendo oportunidades de atualização de informações, ampliação de conhecimentos e acompanhamento de tendências; e propiciando excelentes espaços de interação entre associados e fornecedores do setor, bem como a geração de negócios.
Todas as nossas iniciativas estão alinhadas às perspectivas do setor e são realizadas de forma colaborativa para que todos desfrutem dos benefícios decorrentes do atingimento de bons resultados e da aproximação produtiva entre os associados e seus principais públicos de interesse.
Ser o indutor de ações de excelência que colaborem com as empresas associadas da Acats para o desenvolvimento dos seus profissionais, o fomento à cultura da inovação e a gestão de processos voltados à sustentabilidade dos negócios.
Ser referência nacional em Associação que representa o segmento supermercadista.
Trabalhar pelo crescimento do setor supermercadista catarinense, dando suporte e incentivo às empresas associadas, por meio da qualificação profissional, do intercâmbio com centros maiores, da atuação regional, da representação econômica, da geração de relacionamentos e da defesa dos pleitos comuns aos supermercadistas.
Fortalecer o papel de representação do setor supermercadista e a excelência das iniciativas da Acats, remodelando continuamente os serviços prestados e implantando novos, visando atender as exigências do cenário atual e as tendências do varejo alimentar de autosserviço.
A Acats foi criada em 17 de fevereiro de 1972, na cidade de Joinville. Cerca de três anos após a criação da da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), um
grupo de empresários locais se convenceu de que era necessária uma entidade estadual alinhada e trabalhando em cooperação com a nacional, pois as princi-
pais cidades catarinenses já contavam com lojas de autosserviço e as questões da classe eram cada vez mais urgentes. Pedro Bencz foi eleito por aclamação como o primeiro presidente.
Por questões estratégicas, as lideranças supermercadistas da época entenderam que seria mais adequado ter a sede da entidade na Capital do Estado, para onde ela se transferiu pouco tempo após sua fundação.
A sede da entidade funcionou em instalações próprias no Centro Executivo Joana de Gusmão até o ano de 2002. Em junho deste ano, a estrutura física se transferiu para a uma nova sede, própria, ampla e moderna, localizada no Centro Empresarial Florianópolis, na cabeceira da Ponte Hercílio Luz, o maior cartão postal de Santa Catarina.
Em dezembro de 2018 a Entidade instalou-se em seu novo e atual endereço, no bairro Estreito, na Capital, ocupando o quarto andar do Centro Empresarial Acats Facisc, uma moderna construção de quatro pavimentos e três níveis de garagens fruto de uma parceria entre as duas Entidades, que passaram desde então a compartilhar este espaço próprio.
Receba no seu e-mail informações atualizadas do setor.
À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.
Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.
Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.
Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.
Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).
Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.
Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.