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Atuando para o fortalecimento do setor supermercadista. Conheça os benefícios de associar-se.
A Acats tornou-se a primeira entidade associativa do setor supermercadista no Brasil a desenvolver um programa de integridade segundo padrões internacionais de acreditação.
O processo de estrututuração do programa teve seu início em 2019, sendo efetivamente implementado a partir de 2021, tendo como propósito proteger a reputação da entidade e a relação de confiança estabelecida com seus principais partes interessadas, com destaque para os associados, parceiros, fornecedores e colaboradores.
Com iniciativas como a adesão ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, promovido pelo Instituto Ethos, a Acats se posiciona como referência de transparência e boa governança. Neste contexto, o compliance é vital para evitar riscos legais e assegurar que os processos e as decisões estejam alinhados com os mais elevados padrões éticos.
O programa tem os objetivos de criar rotinas de aprimoramento operacional e aumentar os controles internos – o que é possível por meio do maior esclarecimento quanto aos principais riscos a que está exposta nossa operação. A proposta é que o programa influencie positivamente no cumprimento normativo voluntário, promovendo a integridade de nossa organização e nos auxiliando a seguir sendo um exemplo de retidão.
Também, que colabore para mantermos cada vez mais transparência – um dos pilares do programa, conforme se pode constatar de nosso Manual, que está disponível para download logo abaixo.
Finalmente, a implantação tem a finalidade de nos guiar na entrega de mais eficiência aos nossos associados e à sociedade por meio da informação qualificada; bem como nos adequar aos estritos limites da Lei Geral de Proteção de Dados, que passou a ter seus efeitos em todo território nacional a partir de agosto de 2020.
O programa de compliance é mais uma iniciativa que confirma nosso propósito como organização, indo ao encontro dos objetivos traçados pela associação já desde sua fundação, em 1972. Pensar e executar medidas que nos auxiliem na entrega de melhores resultados será sempre uma prioridade institucional.
O Manual de Compliance dispõe sobre os pilares do programa de Compliance da Associação Catarinense de Supermercados, além de algumas rotinas de conformidade e procedimentos padrão que devem ser cumpridos.
O Comitê de Compliance, órgão previsto em nosso Manual, é responsável pelo processamento dos reportes recebidos pelos canais de confiança físico e digital. Também se encarrega de conceber medidas como treinamentos, palestras e atividades que disseminem a cultura de compliance na Acats, e consolidem os pilares do nosso programa.
Tem autonomia plena, e não está subordinado à Diretoria. É composto por membros da Diretoria, do corpo de colaboradores e da equipe do escritório de consultoria de compliance, garantindo diversidade e maior isenção das decisões.
Confira os cursos disponíveis gratuitamente para todos os públicos. Os cursos são uma importante etapa de disseminação dos padrões de compliance adotados pela Entidade.
O curso apresenta as diversas ferramentas do programa de compliance da Acats, como o canal de confiança, o manual de compliance, o comitê de compliance, dentre outros recursos. Também aborda regras, políticas e procedimentos de mitigação, bem como as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD (Lei nº 13.709/2018).
DPO é a sigla para Data Protection Officer, que em português significa Oficial de Proteção de Dados, profissão criada com o surgimento de legislações que tratam da proteção de dados e informações contra vazamentos e ataques. O curso aborda os principais aspectos para que uma empresa esteja em conformidade com a LGPD.
O Informativo de Compliance tem o objetivo de compartilhar rotinas de conformidade previstas pelo nosso Manual.
Clicando abaixo você acessa a página do nosso Canal de Confiança, onde pode reportar desvios ao Manual de Compliance da Acats, bem como interagir com o Comitê de Compliance, inclusive formulando consultas.
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À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.
Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.
Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.
Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.
Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).
Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.
Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.