Você está em Acats • Conteúdo

Entrevista com Taynara Souza – Hiper Select Supermercados

POST NOTICIAS - 2560X1707 - FOTO - PONTO DE VISTA - TAYNARA - 2025

Com 19 anos de experiência no varejo alimentar, Taynara Souza construiu uma trajetória sólida e versátil, atuando desde o setor de operações até cargos estratégicos em marketing, expansão e planejamento financeiro. Atualmente, é Diretora de Expansão e RH no Hiper Select Supermercados, é empresária na Giro RH e também membro do Conselho Diretor da Acats. Além disso, integra o Comitê Sucessores da Acats, contribuindo para a formação da nova geração de líderes do setor supermercadista.

Taynara é movida pelo propósito de ajudar pequenos e médios empresários a liderarem seus negócios com eficiência e humanização, acreditando que o desenvolvimento das pessoas é a chave para o sucesso empresarial. Sua paixão pela gestão de equipes de alto desempenho e pelo compartilhamento de conhecimento a tornam uma referência no setor.

Nesta entrevista, vamos falar sobre os desafios do varejo supermercadista, o papel da liderança na transformação de negócios e a importância da sucessão empresarial para a perenidade das empresas familiares.

Trajetória e aprendizados
Com 19 anos de experiência no varejo alimentar, passando da operação a posições estratégicas, quais foram os momentos mais desafiadores da sua carreira e os principais aprendizados que moldaram sua visão de negócios?

Nesse universo supermercadista enfrentamos desafios praticamente todos os dias, mas o maior deles, recentemente, foi passar por uma fusão inversa. O grande desafio foi construir uma nova cultura organizacional, ao mesmo tempo em que reforçávamos a já existente em nosso time. Além disso, foi necessário estruturar o quadro administrativo, desenvolver novos processos, alinhar estratégias e integrar colaboradores que estavam receosos de ser substituídos, transmitindo confiança e reafirmando a importância de cada um para o nosso crescimento.

Se tratando dos principais aprendizados, acredito que sejam: valorizar as pessoas, respeitar as diferenças, ser resiliente, buscar constantemente o conhecimento e entender a importância de construir uma cultura forte, onde todos caminhem na mesma direção, alinhados aos mesmos valores.

Gestão humanizada e alta performance
Você acredita que o desenvolvimento das pessoas é a base do sucesso empresarial. Como essa abordagem impacta os resultados das empresas e a formação de equipes de alto desempenho no setor supermercadista?

Um setor tão competitivo exige esse desenvolvimento constante, uma equipe de alto desempenho precisa estar engajada e sentir que a empresa investe no conhecimento e crescimento profissional.

Desafios da sucessão familiar
O Comitê Sucessores da Acats apoia herdeiros na transição de liderança. Na sua visão, quais são os principais desafios enfrentados nesse processo e como superá-los de forma eficiente?

Um dos principais desafios é a falta de visão global e de interesse pelo negócio, pois muitas famílias enfrentam a ausência, especialmente do pai. Consequentemente, os filhos (sucessores) tendem a acreditar que trabalhar no setor supermercadista exige muito e, por isso, querem carreiras que não tenham esse nível de sacrifício. Herdeiros na operação, com pouca noção de gestão e falta de espaço e incentivo para se desenvolver. Uma forma de superar esses desafios é buscar conhecimento, participar e ter essa troca no comitê de sucessores e também investir em consultoria especializada.

Equilíbrio entre tradição e inovação
Empresas familiares possuem uma forte cultura organizacional. Como as novas gerações podem inovar e modernizar a gestão sem perder a essência e os valores construídos ao longo do tempo?

A nova geração precisa ter paciência, não pode querer mudar tudo da noite para o dia, precisa aos poucos trazer pequenas mudanças e mostrar que o novo está alinhado com a essência do negócio. Respeitar as gerações passadas e sempre valorizar toda trajetória de quem construiu a base para o negócio chegar onde está.

Transformando desafios em resultados
O varejo supermercadista enfrenta mudanças constantes, desde a digitalização até as novas preferências do consumidor. Você poderia compartilhar um caso em que um grande desafio foi transformado em uma oportunidade de crescimento?

A adoção do self-checkout foi um grande dilema, pois gerou dúvidas sobre a adaptação dos clientes. No entanto, em pouco tempo, ficou evidente a satisfação com a autonomia e a agilidade do sistema. Além disso, houve uma redução de custos na folha de pagamento, já que um atendente por turno consegue gerenciar de quatro a seis self-checkouts tranquilamente.

Futuro do varejo e das empresas familiares
Quais tendências e mudanças de comportamento do consumidor você acredita que terão maior impacto no setor supermercadista nos próximos anos? Como as empresas familiares podem se preparar para esse futuro?

Teremos cada vez mais consumidores em busca da praticidade das compras online, por isso, estar presente nesse canal é importante. Muito se fala de consumo consciente e sustentabilidade incorporando esses valores à cultura da empresa, pois se trata de uma construção contínua. Para se posicionar como empresa que se preocupa com essas causas, é preciso tempo e dedicação.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
plugins premium WordPress
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também