Você está em Acats • Conteúdo

Vendas positivas nos supermercados de SC em janeiro

Supermercado_imagem_termometro-e1523305100639

Florianópolis (SC) – As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo (+1,34%) em janeiro deste ano comparativamente a janeiro do ano passado. Na comparação entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019 o percentual é de  (-23,58%), neste caso, um recuo que sempre acontece em função da sazonalidade do mês de festas, dezembro, que é o mais forte em vendas do ano para o setor.  O resultado é diferente de janeiro de 2018. Ano passado as vendas em SC abriram em janeiro com recuo de (-1,57%) em relação a janeiro de 2017.

Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats). Participaram da pesquisa empresas de todos os portes e regiões catarinenses, sendo que os dados já foram deflacionados pelo IPCA. As empresas participantes da pesquisa têm o perfil de uma loja clássica de supermercado, não estando incluídos os desempenhos de lojas no formato de atacarejo.

A mesma sondagem buscou apurar a expectativa dos empresários para a próxima data comemorativa do calendário, a Páscoa, que é uma das mais fortes do ano. O resultado indicou que, a exemplo do ano passado, a cautela é a palavra de ordem nas encomendas de produtos típicos da Páscoa, ovos de chocolate e derivados, porém, este ano com um viés de alta.

Em 2018 a pesquisa da ACATS indicou que 72% dos empresários haviam encomendado a mesma quantidade de produtos que no ano anterior (2017). Para 2019, o percentual ficou em 50%.  Para 38% das empresas ouvidas, em 2019, haverá um acrescimento de 7% (média) na compra de produtos, em relação a 2018.

O Presidente da ACATS, Paulo Cesar Lopes, avalia que estes dados podem estar indicando uma retomada do crescimento do setor, embora de forma tímida. Em todo caso, ele considera o balanço de janeiro positivo, mesmo que abaixo de 2%, já que a temporada de verão teve expectativas frustradas quanto ao número de turistas no litoral catarinense.

– O fato de não repetirmos o início do ano passado com resultado negativo já nos anima um pouco mais para 2019. A reação tímida é explicável pelo atual momento, onde novamente temos incertezas. Se no ano passado havia o compasso de espera pelo resultado da eleição, o que notamos agora é a expectativa pela aprovação das reformas estruturantes no Congresso Nacional. O desenvolvimento do País e a retomada de investimentos dependem disso – afirma.

 

Termômetro de Vendas ACATS 2019 (em percentuais)

Mês mês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anterior Acumulado
Jan (+1,34) (-23,58) (+1,34)
Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também