Você está em Acats • Conteúdo

Vendas nos supermercados têm resultado levemente negativo em janeiro

Supermercado_imagem_termometro-e1523305100639-702x336-1

Florianópolis (SC) – As vendas do setor supermercadista catarinense abriram 2022 com resultado levemente negativo, -0,40% considerando o período de janeiro de 2022 ante janeiro de 2021. No comparativo entre janeiro e dezembro de 2021 a variação foi de -15,13%.

Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e são apresentados já deflacionados pelo IPCA. Participaram desta amostragem empresas de todos os portes e regiões catarinenses.

Para o Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Francisco Crestani, a movimentação do setor reflete o momento conjuntural desfavorável, onde o principal fator de retração é a perda do poder aquisitivo da população, calculada em torno de 10% ao longo de todo o ano passado.

– São vários fatores que interferem nas decisões de consumo, e neste momento, eles influenciam muito mais nas decisões do ‘não consumo’. Quando o bolso aperta, a cesta de compras vai focando no essencial, não exatamente em todos os itens desejados, e isso vai produzindo estes resultados que ficam abaixo do que se gostaria – comenta Crestani.

Para 2022, o dirigente entende que o setor ainda terá grandes desafios para conquistar o almejado crescimento das vendas diante do que se apresenta em termos de conjuntura econômica e política.

– Precisamos de uma reversão da taxa de inflação, de um forte ciclo de geração de empregos e a redução do endividamento das famílias, hoje, num patamar muito elevado, o que retira o poder de consumo já que boa parte dos ganhos será drenado para pagamento de dívidas. De outro lado haverá ainda muita pressão pelas principais commodities que influenciam preços de produtos essenciais, principalmente milho e soja, as quais estão afetadas por sazonalidades e até pelo conflito da Rússia e da Ucrânia, cujas consequências ainda não estão claras até este momento – disse Crestani.

PÁSCOA DE 2022 – CAUTELA

Para a campanha da Páscoa, que é uma data comemorativa forte no calendário do varejo supermercadista, o levantamento sobre como as empresas se prepararam indica uma postura mais cautelosa em relação a outros anos. Para 47,5% dos empresários ouvidos na pesquisa, o volume de compras de produtos típicos de Páscoa foi praticamente o mesmo do ano passado. Já um contingente de 43% indicou que a quantidade de produtos de Páscoa adquiridos este ano foi superior a 2021, com +7,5% em volume, na média. Para 9,5% dos empresários o volume de compras foi inferior a 2021, -4,5% na média.

Termômetro de Vendas ACATS 2022 (em percentuais)

Mêsmês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anteriorAcumulado
Janeiro         (-0,40)          (-15,13)   (-0,40)

Termômetro de Vendas ABRAS 2022 (em percentuais)

Mêsmês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anteriorAcumulado
Janeiro         +1,23          (-21,22   +1,23

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também