Você está em Acats • Conteúdo

Índice de consumo se mantém positivo até maio

Imagem_Atividade_Supermercadista

A pesquisa mensal que apura o índice de consumo das famílias catarinenses indica a manutenção de um processo de crescimento do setor. Maio de 2023 registrou percentual de 4,03% superior a idêntico período de 2022, enquanto que maio de 2023 fechou com -5,92% em relação ao mês de abril. No acumulado dos 5 primeiros meses do ano a pesquisa apurou um crescimento de 6,31%.

Com maio de 2023 são agora 13 meses consecutivos em que o índice que avalia o consumo das famílias nos supermercados de SC registra resultados positivos.

Ainda em relação ao dado negativo dentro do período (maio versus abril), o setor sempre costuma levar em conta a sazonalidade de sábados – abril teve 5 e maio teve 4 sábados, pelo fato de ser o principal dia da semana dedicado às compras.

Os dados foram apurados na pesquisa mensal realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) desde 2004. Participaram desta amostragem empresas de todos os portes e regiões catarinenses e os dados já resultam de deflacionamento pelo IPCA.

Para o presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Alexandre Simioni, o desempenho positivo de Santa Catarina se mantém durante todo este ano graças principalmente à combinação de dois fatores conjunturais relevantes para o varejo: a condição de pleno emprego e o índice positivo de criação de novas empresas em 2023.

– O panorama que destaca Santa Catarina inclusive no cenário nacional acaba se refletindo naturalmente no incremento de consumo das famílias. A massa salarial em crescimento representa a possibilidade de as famílias reforçarem sua cesta de compras o que é bem positivo não só pelo resultado no segmento supermercadista, e também pela repercussão geral na economia catarinense.

Índice de consumo das famílias – ACATS – SC  2023 (em percentuais)

Mêsmês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anteriorAcumulado
Janeiro+10,50(-22,70)+10,50
Fevereiro+8,32(-1,35)+9,75
Março+7,75+9,84+9,64
Abril+6,43+1,05+7,94
Maio+4,03(-5,92)+6,31
Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
plugins premium WordPress
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também