Você está em Acats • Conteúdo

Vendas positivas nos supermercados catarinenses em janeiro

Florianópolis (SC) – As vendas dos supermercados catarinenses apresentaram alta de 5,99% no primeiro mês de 2014 em comparação com idêntico período de 2013.  A variação em relação a dezembro foi de um recuo de 22,29%, resultado considerado normal e que se repete a cada ano no comparativo com o mês de melhores vendas em todo o ano. O resultado catarinense foi mais uma vez superior à média nacional, apurada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), com 4,50%.

A pesquisa é da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) mediante dados obtidos pela manifestação de mais de 50 empresas de todos os portes e regiões de Santa Catarina, num levantamento da WB Telecom. Os resultados foram deflacionados pelo IPCA.

O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Atanázio dos Santos Netto considera que o resultado de janeiro é reflexo de uma boa temporada de verão, período que concentra um excedente muito expressivo de turistas em diversos pontos do Estado, com destaque para o litoral. “Historicamente o período de alta temporada das férias de verão traz resultados positivos pra os supermercadios catarinenses”, disse o dirigente.

2014 – A perspectiva para 2014 é de um novo período de crescimento do setor. Redes supermercadistas catarinenses ou que atuam aqui anunciaram vários projetos de expansão de novas lojas de grande porte e também de pequeno e médio porte.  Redes e empresas que este ano não irão construir lojas novas planejam realizar obras de reformas, ampliação e modernização nas áreas de vendas já existentes. O crescimento estimado para o setor em SC é de 5%.

Páscoa em SC – Pesquisa realizada junto a 50 empresas de todas as regiões indica que a postura do setor é otimista em relação a resultado de vendas para a Páscoa deste ano. A grande maioria dos empresários – 80% – revelou que aguarda por vendas superiores à Páscoa de 2013, em media 5,3% superiores. Para 14% dos empresários ouvidos pela pesquisa da Acats, as vendas deste ano serão mais ou menos idênticas ao ano passado. Apenas 1% acha que o resultado de 2014 será abaixo de 2013, em 10% na média.

Termômetro de Vendas Acats 2014 (em percentuais)

Mês
mês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anterior
Acumulado
Jan
+5,99
-(22,29)
Fev


Mar



Abr

Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez

 

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
plugins premium WordPress
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também