Você está em Acats • Conteúdo

Vendas nos supermercados catarinenses retomam tendência de alta

Florianópolis (SC) –  Ao contrário de abril, as vendas dos supermercados catarinenses no mês de maio retomaram indicativo de alta, com +8,87% em relação a maio de 2012 e +5,28% na comparação entre maio e abril deste ano. Nos primeiros cinco meses de 2013 foi registrado um crescimento de 4,77% em relação a idêntico período de 2012.

A pesquisa é da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) mediante dados obtidos pela manifestação de mais de 50 empresas de todos os portes e regiões de Santa Catarina, num levantamento da WB Telecom. Os resultados foram deflacionados pelo IPCA. 

O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Atanázio dos Santos Netto considera que o índice retomou a normalidade após as oscilações perovocada pela sazonalidade da Páscoa. “Temos um momento favorável por conta de indicativos de recuo nos preços dos alimentos e também nos serviços públicos. O impacto terá reflexos nos próximos índices da inflação e torna o mercado mais propício para o consumo”, disse o dirigente.

BEBIDAS

A sondagem relativa ao Termômetro de Vendas de maio solicitou aos empresários participantes da pesquisa um panorama do consumo de bebidas alcoolicas depois de um cenário mais rigoroso decorrente da aplicação da Lei Seca.  Restaurantes e bares se queixam de uma perda de até 30% no movimento e, segundo eles, este contingente estaria consumindo mais bebidas em casa, compradas em supermercados. 

De acordo com a grande maioria, 70%, esta hipótese não se concretizou. O nível de consumo de bebidas alcoólicas está estabilizado, nos mesmos patamares anteriores. Para 20% dos empresários, houve ligeira alta no volume desta cesta, com até 10% e outros 10% dos entrevistados indicaram crescimento no consumo entre 10% e 20%. A pesquisa do instituto Nielsen confirma a manifestação dos supermercadistas pesquisados. Em maio a variação de volume foi de -0,6%, praticamente estabilizada. 

Termômetro de Vendas Acats 2013

 

Mês
mês atual x 
mês ano passado
mês atual x mês anterior
Acumulado
Jan
+5,24
(-19,89)
—-
Fev
+3,00
(-2,11)
+6,08
Mar
+8,27

+14,19

+5,48

Abr
+0,39
-(13,29)
+4,27 
Mai
+8,87
+5,28 +4,47
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez

 

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
plugins premium WordPress
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também