Você está em Acats • Conteúdo

Tirol investe R$ 26 milhões em nova ligação de alta tensão e prepara expansão industrial em Treze Tílias

A Laticínios Tirol deu início a uma das obras estruturantes mais aguardadas de seu parque fabril: a implantação do novo ramal de alta tensão que conectará a fábrica, na Linha Caçador, à subestação de 138 kV construída pelo Governo de Santa Catarina e pela Celesc em Treze Tílias. Com investimento próprio superior a R$ 26 milhões e conclusão prevista para maio de 2026, o projeto vai solucionar o histórico déficit de energia, que limitava o crescimento da empresa, e abrir caminho para ampliações produtivas, avanços tecnológicos e novos empregos na região.

A nova subestação de 138 kV, localizada a apenas 3,6 quilômetros da unidade industrial, permitirá à Tirol elevar sua capacidade elétrica em 7.500 kW, garantindo estabilidade e confiabilidade ao processo produtivo. Atualmente, as oscilações de tensão e interrupções frequentes geram perdas de eficiência e até dezenas de paradas de produção em um único dia, o que compromete o rendimento das linhas. Com a nova infraestrutura, esse cenário deverá mudar de forma significativa, conferindo segurança operacional e maior controle sobre todas as etapas fabris.

A disponibilidade de energia estável era o principal entrave para que a indústria ampliasse suas operações. Com o novo ramal, a Tirol poderá avançar em áreas estratégicas, especialmente nos setores de frios, requeijão e fatiados, além de implementar novos sistemas de automação industrial. O projeto ainda prevê a criação de cerca de 30 postos de trabalho diretos, com impacto positivo no comércio local e no agronegócio da região.

Segundo os diretores executivos da Tirol, a iniciativa só se tornou possível graças à construção da nova subestação de 138 kV pelo Governo do Estado e pela Celesc, obra considerada decisiva para o desenvolvimento industrial de Treze Tílias. “Sem essa infraestrutura pública, a empresa continuaria impossibilitada de ampliar sua produção devido à limitação de fornecimento.”

Além do foco no crescimento industrial, a Tirol reforça que toda a obra está totalmente licenciada e segue rigorosamente os protocolos ambientais exigidos. A Licença ambiental LAP com dispensa de LAI de N° 1665/2025 da subestação 138kV de Linha Caçador.

O projeto contempla medidas de controle de fauna e flora, monitoramento permanente e procedimentos específicos para garantir que a execução seja ambientalmente correta e segura para a comunidade.

“Com a nova ligação de alta tensão, a Tirol dá um passo decisivo para modernizar seu parque industrial, aumentar sua capacidade produtiva e elevar padrões de eficiência, consolidando-se como um dos principais motores econômicos de Treze Tílias e região”, completa a direção executiva da Tirol.

*Com informações de Assessoria de Comunicação – Laticínios Tirol

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também