Você está em Acats • Conteúdo

Supermercados catarinenses têm crescimento nas vendas em fevereiro

Florianópolis (SC) – As vendas dos supermercados catarinenses no mês de fevereiro de 2013 fecharam com alta de 3% no comparativo com fevereiro do ano passado.  O resultado de fevereiro comparado ao mês anterior, janeiro de 2013, teve recuo de 2,11%. O acumulado do primeiro bimestre de 2013 indica um crescimento de 6,08% em relação a idêntico período de 2012.
 
A pesquisa é da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) mediante dados obtidos pela manifestação de mais de 50 empresas de todos os portes e regiões de Santa Catarina, num levantamento da WB Telecom. Os resultados foram deflacionados pelo IPCA.
 
O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Atanázio dos Santos Netto afirmou que o resultado reflete um bom momento do varejo supermercadista, que mantém seu otimismo para continuar crescendo, apesar de fatores que podem influenciar o resultado, tais como inflação e o endividamento dos consumidores. 
 
– O controle da inflação é fundamental para que os consumidores que ascenderam de classe e puderam ter acesso a novos padrões de consumo continuem a manter esse desempenho, sem perda de poder aquisitivo. Confiamos na eficiência de medidas do Governo, tais como a desoneração de impostos, que poderia até ser mais acentuada, já que a carga tributária em produtos de alimentação, higiene e limpeza no Brasil ainda é muito alta – salientou o dirigente.
 
PÁSCOA – A meta do segmento supermercadista catarinense para esta a Páscoa é de uma alta de 6% a 7% nas vendas do setor. Entre as manifestações de 50 empresas de todos os portes e localizações, 75% apostam nesta faixa, quanto outros 25% estimam que a Páscoa deste ano terá resultado igual ao de 2012. Segundo uma pesquisa da Fecomércio-SC, os consumidores catarinenses devem continuar apostando no supermercado como principal canal de compras na temporada de Páscoa, apontado por 76% dos pesquisados.
 
CENÁRIO NACIONAL –  Ao analisar o cenário nacional do setor, a diretora da Consultoria Connect – Shopper (SP), Fátima Merlin, avalia que o momento requer atenção. “A economia cresce, mas em ritmo lento. E embora as vendas do varejo cresçam acima do PIB, há certa insegurança sobre o ritmo deste crescimento, sobretudo no setor industrial. As preocupações dos varejistas e fornecedores são principalmente em relação ao risco de inflação, alto endividamento da população e demanda versus produção”. 

Termômetro de Vendas Acats 2013 (resultado percentual)

Termômetro de Vendas Acats 2013

Mês
mês atual x 
mês ano passado
mês atual x mês anterior
Acumulado
Jan
+5,24
(-19,89)
—-
Fev
+3,00
(-2,11)
+6,08
Mar



Abr
— 
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez

 

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
plugins premium WordPress
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também