Você está em Acats • Conteúdo

Supermercados catarinenses têm crescimento nas vendas em 2012

Florianópolis (SC) –  As vendas dos supermercados catarinenses em 2012 fecharam com alta de 4,33% considerando um comparativo com 2011, exatamente dentro das expectativas dos empresários do setor, que prognosticaram 4% a 5% desde o início deste ano e sempre mantiveram a estimativa. O resultado do mês de dezembro cresceu 2,76% na comparação com dezembro de 2011 e subiu 24,84% considerando o mês de novembro de 2012, este, um resultado normal visto que dezembro´é sempre o mês mais forte em consumo do ano. 
 
A pesquisa é da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) mediante dados foram obtidos pela manifestação de mais de 50 empresas de todos os portes e regiões de Santa Catarina num levantamento da WB Telecom. Os resultados já foram deflacionados pelo IPCA.
 
O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Atanázio dos Santos Netto assinalou que o comportamento das vendas do setor em SC durante o ano de 2012 foi de crescimento constante e estável, registrando uma taxa moderada e sem grandes oscilações.
 
– Temos dois elementos importantes a destacar. A estabilidade da moeda e o maior número de trabalhadores com carteira assinada. A segurança do emprego significa que o consumo da família ampliou e foi até mais sofisticado, diversificando as cestas de produtos e comprando itens que em outra situação deixavam de ser adquiridos. Além disso os brasileiros estão indo mais vezes ao seu canal de abastecimento preferido, que é o supermercado. 
 
Partindo para uma análise do contexto geral da economia, a diretora executiva da Connect Shopper, Fátima Merlin, que faz o processamento do Termômetro de Vendas da ACATS desde 2004, salienta que o varejo em geral apresentou forte crescimento em 2012 movido pela redução do desemprego, maior renda, crédito e, sobretudo, pelos incentivos do governo ao consumo como as reduções de IPI para móveis, veículos e construção civil.
 
2013
 
Para este ano, a postura majoritária dos empresários catarinenses é bastante otimista. Dos entrevistados, 85% indicaram expectativa de crescimento e na faixa média de 9%, enquando outros 15% disseram que 2013 vai repetir o mesmo resultado de 2012.

Termômetro de Vendas Acats 2012 (em percentuais)

Consulte também resultados anuais de 2004 a 2011 em www.acats.com.br/serviços

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
plugins premium WordPress
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também