Você está em Acats • Conteúdo

Supermercados catarinenses registram vendas positivas no primeiro quadrimestre de 2014

Florianópolis (SC) – As vendas dos supermercados catarinenses apresentaram alta de 13,41% no mês de abril de 2014 em relação a abril de 2013. No comparativo entre abril e março de 2014 houve crescimento de 0,74%. O resultado acumulado do período considerando o primeiro quadrimestre de 2014 em relação ao ano passado é de +3,88%. A pesquisa é da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) mediante dados obtidos pela manifestação de mais de 50 empresas de todos os portes e regiões de Santa Catarina, num levantamento da WB Telecom. Os resultados foram deflacionados pelo IPCA.

O Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Atanázio dos Santos Netto afirmou que o resultado vem se comportando ligeiramente abaixo da expectativa colocada no início do ano, de 5% de crescimento, mas adota uma postura otimista após os primeiros quatro meses do ano. “Temos um período de Copa do Mundo em que o consumo estará aquecido, lembrando que o segundo semestre historicamente é um período mais forte que a primeira metade do ano nos negócios”.

O resultado de alta acentuada registrado no mês de abril deste ano em relação ao ano passado tem relação com a passagem da Páscoa, uma data comemorativa muito forte para as vendas do setor. Em 2013 a Páscoa caiu no mês de março e este ano ela voltou para o mês de abril.

COPA – Na mesma sondagem sobre desempenho de vendas, a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) também perguntou aos empresários sobre a expectativa em relação ao incremento do consumo por causa da realização da Copa do Mundo. A grande maioria, 76% respondeu que sim, que haverá mais consumo de produtos relacionados ao acompanhamento dos jogos, tais como carnes, bebidas, salgadinhos, pipoca, amendoim, pinhão e doces. Eles projetam, em média, um aumento de 5% a 10% nestas categorias de produtos. Já para 19% dos entrevistados a Copa do Mundo não terá influência na cesta de compras dos consumidores enquanto 5% se abstiveram.

Termômetro de Vendas Acats 2014 (em percentuais)

Mês
mês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anterior
Acumulado
Jan
+5,99
-(22,29)
Fev
+10,50-
(-2,70)
+6,87
Mar
+1,65

+5,81

+3.20

Abr
+13,41
+0,74
+3,88
Mai
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez

 

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
plugins premium WordPress
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também