Você está em Acats • Conteúdo

Fórum Estratégico do Varejo Supermercadista discute temas relevantes do setor na Capital

Florianópolis (SC) – A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) promoveu nesta quarta-feira (21.05) em parceria com a Câmara Empresarial Supermercadista da Fecomércio-SC o Fórum Estratégico do Varejo Supermercadista Catarinense.  O objetivo do evento  foi de discutir temas relevantes do setor supermercadista e fornecer informações atualizadas para os profissionais de setores estratégicos ligados a estrutura operacional e administrativa das empresas.  Foram realizadas quatro palestras seguidas de debates.

O médico do trabalho e assessor de saúde ocupacional da Confederação Brasileira do Comércio (CNC), Luis Sérgio Mamari, mostrou dados que demonstram avanços no que tange a segurança do trabalho no Brasil. Considerando resultados dos últimos 10 anos, o número de óbitos caiu 54%, o número de acidente cresceu 6,93% e o número de trabalhadores registrados cresceu 26%. Mamari considera que o tratamento dado pelas empresa à segurança do trabalho vai evoluir para sistemas de gestão envolvendo todos os setores internos, sem necessidade de contratações extras. “Basta que haja integração da equipe já existente com as equipes técnicas externas e o objetivo será gradativamente melhorado. A evolução do processo de prevenção e controles internos das empresas passa por treinamento, qualificação e requalificação”.

A Diretora do Procon-SC, Elizabete Fernandes Baesso, segunda palestrante, apresentou uma linha de tempo do principal marco regulatório que o consumidor tem à sua disposição, o Código de Defesa do Consumidor, atualmente com 24 anos de vigência no Brasil. Em Santa Catarina, o Governo do Estado começou a estruturar um programa de defesa do consumidor em 1988 e vem evoluindo desde então. A dirigente destacou várias vezes a sinergia entre o Procon-SC e o segmento supermercadista catarinense. “É o segmento com que melhor nos relacionamos, sempre através da Associação Catarinense de Supermercados (Acats). O Procon Estadual nos últimos 3 anos atendeu 70 mil consumidores com taxa de resolução de 95%. “Ajudamos a desafogar o Judiciário”, comemora ela.

Terceira palestrante da jornada, a Diretora da Vigilância Sanitária de SC, Raquel Bittencourt, apresentou um histórico das principais leis federais e estaduais que impactam o segmento supermercadista. Ela admite que a carga regulatória no Brasil é muito pesada, mas destacou que a atuação do órgão em ações fiscalizatórias busca sempre a conscientização e a prevenção antes da autuação. “Valorizamos o diálogo e o bom senso na interpretação e na fiscalização de normas em vigor”.  Raquel Bittencourt também mencionou o bom relacionamento que a Vigilância Sanitária de SC mantém com o segmento supermercadista catarinense.

O advogado e sócio-diretor do escritório Nelson Willians &Advogados Associados, Marco Antonio Hasse de Mendonça, centrou sua apresentação no tema “caráter indenizatório de contribuições previdenciárias patronais”, com exemplos de ações jurídicas em que foram dados ganhos de causas a posições de empresas varejistas que defenderam a não cobrança de tributos previdenciários em vários enquadramentos na relação da empresa com seus empregados.    

 

 

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
plugins premium WordPress
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também