Você está em Acats • Conteúdo

Rede Verde Mais e Unitrier implantam otimização de processos e conquistam quase 2% de crescimento no lucro líquido

WhatsApp-Image-2024-07-16-at-17.56.49-scaled

A rede de supermercados Verde Mais Fresh Market, de Curitiba, atingiu um crescimento expressivo nos seus resultados após iniciar um trabalho de consultoria com a Unitrier, empresa líder e referência em soluções de consultoria e tecnologia para o varejo. A varejista, que conta com quatro lojas com conceito premium, fez a implantação e otimização de processos, além de rever as estratégias das áreas Comercial, Gestão de Categorias e Pricing, com foco totalmente voltado para a melhora da rentabilidade.

Na análise de resultados por seção, considerando o comparativo de 12 meses (janeiro 2024 x janeiro 2023), merecem destaque os crescimentos nos setores de Frios (6,62%), Congelados (6,12%), Laticínios (6,07%), Alimento matinal (5,83%), Higiene Pessoal (4,29%), Bebidas Frias (4,08%) e Hortifruti (2,67%).

O aumento no resultado líquido final foi de 1,99%, que apenas não foi maior em função da queda na lucratividade das seções como Mercearia Doce (-0,74%) e Açougue (-1,89%). No acumulado do ano (2023 x 2022), o crescimento no resultado líquido foi de 1,20%.

O CEO e Especialista em varejo da Unitrier, Lauro Bueno, explica que a construção de um projeto de sucesso como este é feita a muitas mãos, envolvendo a equipe do supermercado e o time da consultoria. “Para se ter ideia do impacto positivo desse resultado, quando falamos em um aumento de 1,99% no lucro líquido, referindo-se ao setor de supermercados aqui no Brasil, cujo resultado líquido médio na última linha é de 2,90% sobre a receita bruta de vendas, estamos falando também de um acréscimo de cerca de 68% sobre o resultado do lucro da última linha”, destaca.

A parceria entre o Verde Mais e a Unitrier já vem de longa data e o projeto desenvolvido, conhecido como “Consultoria 360”, ocorreu em duas etapas. A primeira delas foi por meio de um diagnóstico que avaliou todo o cenário da empresa e apontou as oportunidades de melhoria de toda a operação e gestão da rede. A segunda etapa foi viabilizada por meio da implantação do projeto prático de consultoria, que teve duração de 15 meses, com foco em otimização de processos e ganho de produtividade em áreas como: Comercial, Gestão de Categorias, Pricing, Financeiro, Prevenção de Perdas, Pessoas e Operação.

Dentre os processos envolvidos no projeto, está a revisão da estrutura mercadológica e implantação de novo plano de margem mínima e ideal voltado às categorias e produtos, respeitando o nível de sensibilidade dos produtos de acordo com as curvas ABCDE, além do escalonamento de preços e análise de competitividade dos concorrentes por meio da pesquisa de preços.

A Unitrier também usou a sua expertise na implantação e melhoria de processos ligados ao uso da ferramenta ERP do supermercado, além da capacitação do time envolvido e manualização de todos os processos. O projeto também contou com a utilização de um sistema inteligente desenvolvido pela Unitrier, a plataforma Shelf, que agrega grande valor nos resultados de aumento de rentabilidade e produtividade por meio da precificação e gestão de categorias.

O CEO do Grupo Verde Mais, Helton Parizotto, enalteceu a parceria e valorizou o trabalho de consultoria para melhorar a performance do negócio. “Os principais ganhos com o projeto foram a eficiência operacional e o trabalho de parametrização de processos, que melhoraram nossos resultados e controles”, completa Parizotto.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
plugins premium WordPress
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também