A Reforma Tributária foi pauta das discussões do eixo Tributário dos Fóruns Supermercadistas da Acats 2025, realizado na tarde do dia 17 de setembro, na sede da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), em Florianópolis.
A programação foi aberta pelo Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina, Marcos Antonio Domingues, com a palestra “Reforma Tributária do consumo: o IBS na prática”. “É uma satisfação participar dos Fóruns da Acats para esclarecer, de forma prática, como a Reforma Tributária impactará o setor supermercadista. Nosso objetivo é reduzir a ansiedade dos empresários e profissionais de contabilidade, trazendo previsibilidade e segurança para a transição do ICMS para o IBS, em um processo que precisa ser positivo para as empresas e para a sociedade”, pontuou.

Na sequência, os Diretores da Price Tax, Ronaldo Dias Oliveira e Felipe Dal Santo, abordaram o tema “Reforma Tributária: como pagaremos essa conta”.

O terceiro painel contou com a participação de Roberto Merlo, Vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade de SC (CRC-SC), que trouxe a visão das empresas e analisou os principais impactos da Reforma Tributária do consumo no varejo, destacando os desafios de adaptação.
“O período de transição, com dois sistemas em funcionamento, trará complexidade, mas também mostra a importância do trabalho contábil: o empresário não conseguirá se organizar sem o apoio técnico. Enquanto os supermercados, que vendem majoritariamente à vista, sentirão menos, o varejo tradicional, que trabalha com parcelamentos em 8, 10 ou 12 vezes, terá que debitar os tributos de uma só vez. Isso altera completamente a dinâmica do negócio”, explicou.

A programação dos Fóruns Supermercadistas Acats 2025 continua nesta quinta-feira, 18 de setembro, com a apresentação dos eixos Governança e Sucessão e Gestão de Pessoas e Jurídico. Confira a programação completa aqui.
