A Black Friday, marcada para a próxima sexta-feira, 28 de novembro, deve movimentar novamente o varejo nacional e ampliar sua presença no setor supermercadista. Redes de diferentes portes, de atacarejos a mercados de bairro, vêm adotando a data para ampliar fluxo nas lojas, oferecer condições atrativas e estimular o consumo antes do ciclo natalino, período tradicionalmente mais forte do comércio.
Para o varejo físico de alimentos, o cenário é favorável. A Scanntech registrou que, em 2024, a semana da Black Friday apresentou alta de 18% no faturamento dos supermercados na comparação com o ano anterior, além de crescimento de 13% em unidades vendidas nas lojas físicas. Em novembro do último ano, o setor supermercadista como um todo cresceu 9,2%, com destaque para mercearia básica, que avançou 16,5%.
“Mesmo diante de oscilações no varejo, o movimento promocional de novembro segue como oportunidade para redes supermercadistas melhorarem o desempenho do trimestre, renovarem estoques e se aproximarem dos consumidores que buscam economia”, pontua o Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats).
Com descontos direcionados, campanhas integradas e ações nas lojas físicas, a Black Friday de 2025 deve impulsionar o desempenho das redes supermercadistas em Santa Catarina. A data, antes restrita ao comércio eletrônico, é um momento importante para ampliar o contato com o consumidor e fortalecer a presença das marcas no mês de novembro.