Você está em Acats • Conteúdo

Profissionais supermercadistas têm aula sobre Gerenciamento por Categoria no PDG ACATS

IMG_5436-1-scaled-e1739472071897

“Gerenciamento por Categoria” foi o tema da aula do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG ACATS) desta quinta-feira (13). Apresentado pela Fundadora e CEO da Connect Shopper, Fátima Merlin, o conteúdo trouxe conceitos sobre o tema e exemplos práticos para otimizar a experiência do consumidor e aumentar a eficiência operacional.

“O gerenciamento por categoria é importante porque ajuda a solucionar três grandes dores do varejo: produtividade, eficiência operacional e rentabilidade. Quando bem aplicado, consegue resolver esses pontos críticos e melhorar a experiência de compra do shopper, tornando a loja mais prática, fácil e resolutiva”, explica Merlin.

Durante o encontro, realizado na sede da Acats em Florianópolis, a Mestre em Comportamento do Consumidor ainda falou sobre o acesso de profissionais do setor a esses conceitos e como o PDG pode trazer resultados positivos. “É fundamental que os líderes de operações e comerciais acessem esse conteúdo para desdobrar esses conceitos na prática, melhorando a assertividade na escolha do mix, na classificação de produtos e garantindo uma exposição fluida que facilite a jornada de escolha do cliente. Isso impacta diretamente a experiência do consumidor e traz resultados muito positivos para o negócio”.

O encontro foi marcado por uma abordagem prática, com estudos de caso e ferramentas que os profissionais poderão aplicar diretamente no dia a dia das suas operações. Segundo Fátima, o sucesso no gerenciamento por categoria passa por uma combinação de análise de dados, visão estratégica e execução no ponto de venda.

O conteúdo do PDG contempla módulos sobre Gestão e Operação de Loja, Gestão de Pessoas, Inteligência do Negócio, Mercado e Consumo e Inovação e Tecnologia, e conta com um time de especialistas com ampla experiência no setor supermercadista em suas mais diversas áreas.

As inscrições para a nova turma do Programa, que terá início em março, estão abertas com valor promocional até o dia 17 de fevereiro. Clique aqui e saiba mais. (link)

Fátima Merlin

Fundadora e CEO da Connect Shopper, Conselheira, Mentora e Palestrante, Coidealizadora e Fundadora do Grupo Mulheres do Varejo. Mestre em comportamento do consumidor, MBA em Marketing, economista, especializada em varejo, pesquisa em marketing, gerenciamento por categoria e shopper. Única brasileira Membro do grupo global ECR CatManNetwork. Autora dos livros: Meu cliente não voltou, e agora?; Shoppercracia; e Varejo Conectado: Decisões Orientadas por Dados. Co-autora dos livros: Experiência do Cliente; e Conselheiro Estratégico pela Academia Europeia.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
plugins premium WordPress
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também