A palestra de Fabio Neto na ExpoSuper 2025 foi um verdadeiro alerta ao setor supermercadista sobre a urgência de adaptação a um consumidor cada vez mais conectado, exigente e… infiel. Diretor de Estratégia da StartSe, Neto foi uma das atrações do segundo dia do maior evento de negócios de Santa Catarina, promovido pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats), em Balneário Camboriú.
Segundo Fabio, o varejo vive hoje a maior oportunidade de transformação da sua história. O cliente está mais aberto do que nunca a novas experiências de compra, mas o setor ainda opera com velhos modelos. “Continuamos mexendo nas gôndolas, trocando os produtos de lugar, mas falta uma análise mais profunda. O cliente já mudou e muitos de nós ainda não”, provocou.
O Diretor destacou que a indústria já percebeu esse movimento. “As marcas tentaram vender direto ao consumidor, abriram e-commerces, pop-ups… Mas poucas iniciativas deram certo. Por quê? Porque a cabeça da indústria ainda é de produto, não de cliente”, explicou. Ele ainda fez questão de desmistificar o termo omnichannel. “Nenhum cliente entra no supermercado dizendo que gosta da loja porque ela é omnichannel. O consumidor só quer ter liberdade de escolher o canal que preferir, com a melhor condição de preço, prazo e conveniência”, disse.
A força da influência digital nas vendas físicas
O palestrante trouxe um dado surpreendente da NRF: 70% dos consumidores hoje preferem comprar online, mas a realidade ainda mostra que 80% das vendas acontecem nas lojas físicas. No entanto, a grande virada está no comportamento de decisão: 60% das vendas físicas hoje são influenciadas pelo digital.
“Essa é a pergunta que o varejo precisa responder: o que é venda para você? É só onde sai a nota fiscal ou onde o cliente decide comprar? Se você ainda está focado apenas no ponto de venda físico, está perdendo metade da batalha”, afirmou.
“O consumidor mudou. Quem não entender que o processo de decisão começa antes da loja vai perder relevância. Precisamos atuar onde a decisão acontece: no digital, na experiência e na conveniência”, encerrou.
ExpoSuper 2025
A 36ª edição do maior evento de negócios de Santa Catarina é promovida pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats), e conta com mais de 300 expositores e uma expectativa de público de 25 mil pessoas nos três dias de programação. O evento reúne profissionais do varejo alimentar, fornecedores, empresários e interessados no setor para a troca de experiências, apresentação de novos produtos e tendências para o futuro do segmento. Confira a programação da ExpoSuper 2025.
Patrocinadores ExpoSuper 2025
Em 2025, a ExpoSuper conta com o patrocínio Diamante de Marquespan. Na categoria Ouro, patrocínios de Coca-Cola FEMSA Brasil, M. Dias Branco, Heineken, Lactalis e Engie. Já na categoria Prata, a Feira conta com patrocínios de Seara e Condor. Banco Senff, Girando Sol, Festtone, Porto Faria e Açougue Notável são patrocinadores Bronze.
O jantar de boas-vindas foi patrocinado por BRF, Itaú BBA, 3 Corações, Aquafast, Unilever, TOTVS Sistemas Inteligentes, Roseflor Alimentos, KPMG e GS1 Brasil e terá apoio de Marfrig e Nova Aliança Vinícola Cooperativa. A 36ª edição da Feira conta ainda com apoio de Ipel, Indústria Feliz, Regispel, Hedera Cosméticos, Quimidrol e Diex Mídia.
A ExpoSuper 2025 também tem apoio de Mídia de NDTV Record, SCC SBT, Rádio Massa FM, Acaert, Ponto Z e TVBV, e do Grupo Soma na Comunicação Visual. Apoio Institucional da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina, Abras, Fecomércio SC, SESC Mesa Brasil, Sebrae e Abrasel.
A Promoção Negócio Premiado tem patrocínios de Baly Energy Drink, Nilo Tozzo, Girando Sol e Softys Sepac.