Você está em Acats • Conteúdo

Na ExpoSuper 2025, Clóvis de Barros Filho fala sobre ética e convivência em tempos de desconfiança

Durante a programação do primeiro dia da ExpoSuper 2025, o Doutor e livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP Clóvis de Barros Filho abordou os efeitos da desconfiança generalizada nas relações humanas e destacou o papel da ética como resposta à fragilidade da moral no cotidiano.

De forma leve mas provocativa, Clóvis apresentou a palestra ”Ética: escolhendo o melhor caminho” destacando que a ética só faz sentido quando o olhar do outro passa a importar: “A ética nasce quando reconhecemos que somos todos corresponsáveis pela qualidade da convivência”. A palestra integrou a programação da 36ª edição do maior evento de negócios de Santa Catarina, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats) entre os dias 16 e 18 de junho, em Balneário Camboriú.

Em sua fala, Barros contou um relato pessoal: ao tentar comprar uma sunga em um hotel, foi imediatamente visto com suspeita. “O julgamento vem antes da convivência. O olhar da funcionária era de desconfiança, como se fosse natural que eu saísse dali sem pagar”, relatou. O episódio, segundo ele, representa uma realidade cada vez mais comum, a presunção de má-fé nas pequenas interações do dia a dia. “Vamos nos habituando à agressividade, criando casca, tornando a desconfiança algo normal. Isso é grave. Esse esvaziamento da moral acaba por exigir algo novo: a ética”, afirmou.

Segundo Barros, a moral é uma instância pessoal, íntima e individual, enquanto a ética é uma construção coletiva, voltada à preservação da harmonia social. “A ética é o entendimento conjunto sobre o melhor jeito de agir. É pensar juntos sobre os limites da ação de cada um, em nome do bem-estar coletivo”, explicou.

A palestra abordou com profundidade os desafios da convivência em um cenário marcado pela desconfiança e pelo julgamento apressado. Clóvis chamou a atenção para o impacto desse comportamento nas relações interpessoais e profissionais, alertando que a normalização da desconfiança enfraquece os laços sociais e compromete a cooperação no ambiente de trabalho. Sobre o setor supermercadista, o Filósofo afirmou que “a ética, no caso do mundo dos supermercados implica de um lado as relações internas ao setor, portanto, relações entre empresas concorrentes e entre fornecedores e, de outro lado, a relação do setor com o resto da sociedade. Então, nesse sentido, a responsabilidade é muito grande e o mais claro e transparente entendimento que ela puder oferecer à sociedade é melhor para que todos possamos ter a segurança necessária de que tudo que o segmento deve nos oferecer será honrado”.

Ao destacar a ética como uma construção coletiva, voltada ao bem-estar comum, o palestrante defendeu a importância de práticas baseadas no respeito, na escuta e na corresponsabilidade. Segundo ele, esses princípios são fundamentais em qualquer espaço de convivência, inclusive no setor supermercadista, que depende diariamente da confiança entre colaboradores, fornecedores e consumidores.

Ao final, Clóvis de Barros trouxe à tona a necessidade de repensar atitudes cotidianas e fortalecer uma cultura organizacional que valorize o diálogo, a integridade e o compromisso com o outro.

A palestra, que teve transmissão ao vivo, pode ser assistida no YouTube da Acats.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também