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Inteligência artificial nos supermercados: como essa tecnologia pode ser utilizada no Trade Marketing

Apesar de muitos acreditarem que a inteligência artificial é algo recente ou ainda distante para as operações varejistas, na verdade ela já está presente nas demandas do supermercado em tarefas diárias e rotineiras, mesmo que alguns profissionais ainda não tenham ciência disso. Ela contribui para organizar as gôndolas e pontos naturais dos produtos, controlando o estoque e também prevendo demanda em certas épocas do ano. As redes já possuem grande fluxo de dados, porém com deficiência de mão de obra para analisá-los há impacto na tomada de decisões baseadas em informações concretas ou até mesmo há carência em análise para evitar tomar decisões que possam gerar um resultado não desejado no final.

Neste artigo, mostrarei como essa tecnologia pode auxiliar no dia a dia do Trade Marketing. O objetivo da IA nos negócios e no Trade Marketing é que ela permita que as tarefas sejam otimizadas e facilitadas para todos que a utilizam.

Para o Trade Marketing, a inteligência artificial vem como um braço que auxilia em tarefas diárias que contribuam para a gestão do setor e o oriente às melhores práticas. Ela possibilita que sejam tomadas decisões estratégicas baseadas em dados de resultados anteriores ou com previsão de resultado. Na última NRF pude presenciar muito conteúdo sobre a IA e o quanto ela veio para auxiliar nas demandas. Nos painéis que assisti e nas discussões que participei, vi iniciativas que assistem as demandas do dia a dia, como mapas de calor com análise do fluxo de clientes para aplicação dos pontos extras e análise de performance cruzando dados de vendas, sugerindo produtos correlatos, período e local da ativação para fazer um ranking de resultados e poder replicar os casos de sucesso.

Em outras ações de Trade Marketing, a IA pode facilitar a construção de projetos do setor aos fornecedores, com base no perfil de produtos que esse fornecedor possui, relacionando com o modelo de execução adequado e fazendo uma proposta personalizada. Assim como ela pode ajudar na gestão dos ativos de trade, analisando o que está vigente e o que há de disponibilidade em período futuro.

Vi na feira telas dinâmicas para implementação no PDV que mostram conteúdos relacionados ao perfil do público, como idade, gênero e humor, bem como sugerir aos clientes produtos baseados em condições climáticas como queijos e vinhos no inverno e uma bebida gelada no verão e fazer sugestão de produtos correlatos, claro, com base no estoque disponível em loja.

Como reflexão final, apesar da percepção de que a IA é algo novo e estar muito em foco este ano, na verdade ela já faz parte do dia a dia dos supermercados, mas que vem mudando os relacionamentos comerciais e a gestão do varejo. Ela facilita o trabalho das equipes e otimiza as tarefas tanto rotineiras quanto estratégicas. Com a maior acessibilidade à IA o que veremos a seguir são melhores resultados de vendas baseadas em análises e previsões, bem como ambientes mais organizados e melhores ofertas. Isso vai refletir em uma melhora da experiência de compras, tornando a visita de nossos clientes ao PDV cada vez mais agradáveis.

Paula Valduga
Head de Trade Marketing – Grupo Koch

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Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

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Presidente Executivo

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Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

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Presidente Executivo

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