A programação desta terça-feira, 17 de junho, na ExpoSuper 2025, promovida pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats), começou com a palestra de Bia Bottesi, Diretora de Marketing da Meta no Brasil. Com o tema “Liderança humanizada em tempos digitais”, a apresentação trouxe ao centro do debate a importância da empatia e da escuta ativa na condução de equipes em um cenário cada vez mais tecnológico.
Especialista em comportamento humano, gestão e desenvolvimento de lideranças, Bottesi defendeu que a liderança humanizada ganhará ainda mais relevância em um ambiente corporativo marcado pelo avanço da tecnologia e da automação.
“Durante muito tempo, tentei dar conta de tudo: casa, filhos, carreira. Até entender que isso é impossível. E foi justamente nesse momento, ao me permitir ser vulnerável e mostrar que nem sempre estava tudo bem, que me tornei uma líder melhor. Vulnerabilidade não é fraqueza. É empatia, é conexão real. E, num mundo cada vez mais automatizado, o maior diferencial humano é justamente aquilo que as máquinas não podem replicar: a nossa capacidade de gerar confiança”, afirma.
A Diretora propôs a desconstrução do modelo tradicional de liderança, ainda pautado na figura do “líder super-herói”, infalível e distante. “Precisamos deixar de lado a ideia de super pessoas, que tentam ser infalíveis o tempo todo. A verdadeira força de um líder está justamente em assumir sua vulnerabilidade”, destaca.
Dados apresentados durante a palestra reforçaram a relevância do tema: 18% dos trabalhadores apresentam sintomas de burnout, o que exige atenção redobrada ao cuidado emocional no ambiente profissional. Além disso, 50% das empresas com alto desempenho em ESG têm lideranças empáticas, e 76% dos colaboradores que se sentem liderados com empatia relatam maior motivação no trabalho.
Bottesi também apontou para o impacto da inteligência artificial nas relações de trabalho, observando que o diferencial humano dentro das empresas será cada vez mais a capacidade de escuta, conexão e cuidado. “Muitas tarefas operacionais serão feitas por máquinas, mas as habilidades humanas como empatia, escuta ativa e cuidado nunca poderão ser substituídas”, afirmou.
Encerrando sua apresentação, Bia deixou uma mensagem direcionada aos supermercadistas: “Quando líderes se mostram mais humanos, eles criam um ambiente de segurança emocional. E um time que se sente seguro é um time que confia e entrega mais”, finalizou.
ExpoSuper 2025
Maior evento de negócios de Santa Catarina, a ExpoSuper segue até quarta-feira, 18 de junho, no Expocentro em Balneário Camboriú, reunindo mais de 300 expositores e expectativa de público superior a 25 mil visitantes nos três dias de evento.
VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA EXPOSUPER
Patrocinadores ExpoSuper 2025
Em 2025, a ExpoSuper conta com o patrocínio Diamante de Marquespan. Na categoria Ouro, patrocínios de Coca-Cola FEMSA Brasil, M. Dias Branco, Heineken, Lactalis e Engie. Já na categoria Prata, a Feira conta com patrocínios de Seara e Condor. Banco Senff, Girando Sol, Festtone, Porto Faria e Açougue Notável são patrocinadores Bronze.
O jantar de boas-vindas foi patrocinado por BRF, Itaú BBA, 3 Corações, Aquafast, Unilever, TOTVS Sistemas Inteligentes, Roseflor Alimentos, KPMG e GS1 Brasil e terá apoio de Marfrig e Nova Aliança Vinícola Cooperativa. A 36ª edição da Feira conta ainda com apoio de Ipel, Indústria Feliz, Regispel, Hedera Cosméticos, Quimidrol e Diex Mídia.
A ExpoSuper 2025 também tem apoio de Mídia de NDTV Record, SCC SBT, Rádio Massa FM, Acaert, Ponto Z e TVBV, e do Grupo Soma na Comunicação Visual. Apoio Institucional da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina, Abras, Fecomércio SC, SESC Mesa Brasil, Sebrae e Abrasel.
A Promoção Negócio Premiado tem patrocínios de Baly Energy Drink, Nilo Tozzo, Girando Sol e Softys Sepac.