Você está em Acats • Conteúdo

Dia das Mães impulsiona as vendas no setor supermercadista em Santa Catarina

Terceira data mais relevante para o varejo alimentar no Brasil, o Dia das Mães representa uma oportunidade de crescimento para os supermercados catarinenses. Segundo dados da Scanntech, o faturamento das redes supermercadistas durante a semana do Dia das Mães de 2024 cresceu 11,3% em relação a 2023, consolidando a ocasião como estratégica para o setor, atrás apenas do Natal e da Black Friday em importância para o canal alimentar.

Em Santa Catarina, a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) reforça que o desempenho positivo reflete a capacidade do setor em adaptar sortimento, promoções e atendimento para datas comemorativas. A cesta de compras para o Dia das Mães reúne tanto itens alimentares típicos como carnes, sobremesas prontas e vinho, quanto produtos presenteáveis, como perfumaria, itens de cama, mesa e banho, eletrodomésticos e flores.

“É um momento em que muitas famílias optam por reunir-se em casa e preparar almoços especiais. Por isso, os supermercados investem em oferecer produtos que agregam valor à celebração, aliando conveniência, variedade e experiências afetivas de compra”, afirma o Presidente da Acats, Alexandre Simioni.

De acordo com o estudo, embora os itens presenteáveis tenham apresentado os maiores índices de crescimento em valor, como eletrodomésticos (+58,7%), perfumes femininos (+51,4%) e produtos de cuidados pessoais, foram os itens alimentares que mais contribuíram para o faturamento total da cesta, com destaque para sucos (+26,9%), frango (+20,2%) e sobremesas prontas (+11,6%).

As redes supermercadistas também ampliaram esforços em marketing e ambientação de loja, com ações promocionais, embalagens comemorativas e experiências de compra personalizadas. Floriculturas internas, padarias com produtos sazonais e setores de bebidas registraram desempenho acima da média.

Com base nesses resultados, a expectativa do setor para o Dia das Mães de 2025 é otimista. A Acats orienta os supermercados a se planejarem com antecedência para garantir sortimento adequado, ativação de categorias estratégicas e atendimento preparado para um dos períodos mais movimentados do calendário varejista.

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
plugins premium WordPress
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também