Você está em Acats • Conteúdo

Chapecó recebe primeiro Encontro Regional da Acats em 2025 com foco em soluções práticas e inovação para o varejo

DSC_2976

Chapecó foi o ponto de partida para os Encontros Regionais 2025 promovidos pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats). O evento, realizado nesta quinta-feira (3) no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, reuniu mais de 500 participantes entre profissionais supermercadistas, empresários e especialistas de diversas áreas do varejo.

Alexandre Simioni, Presidente da Acats, afirmou que é motivo de orgulho levar os Encontros Regionais da Associação para cinco regiões de Santa Catarina e ver o crescimento de participação ano após ano. “Hoje batemos recorde de inscritos aqui em Chapecó. Isso demonstra o interesse dos empresários e profissionais do varejo em se qualificar, buscar inovação e aprimorar seus negócios. Sabemos que o nosso setor é altamente competitivo. Por isso, é fundamental investir em qualificação e conhecimento”, disse.

Com uma programação diversificada, o encontro ofereceu workshops técnicos, cursos, painéis e palestras voltados à qualificação das equipes e ao fortalecimento da gestão das empresas.

Veja as fotos do evento.

O Prefeito de Chapecó, João Rodrigues, fez questão de prestigiar o Encontro. “Para nós, é uma grande alegria ver eventos como esse sendo realizados em nossa cidade, porque movimentam a economia local e proporcionam debates importantes sobre o futuro do varejo. É uma oportunidade para trocar experiências e buscar o que há de melhor para oferecer ao cliente”, disse. Para o Prefeito, “os supermercadistas são protagonistas de um setor fundamental para a economia e para o bem-estar da população”.

Programação
Na parte da manhã, participantes assistiram à palestra sobre Logística, com o Diretor de Supply Chain na Black River Consultoria, André Woznarowycz, que apresentou estratégias para tornar as operações mais ágeis e rentáveis; e Relações Trabalhistas, apresentada por Drª. Regina Almeida de Queiroz, Assessora Jurídica da Acats, Drª. Katlyn Spillere Boff, Gerente Jurídica do Grupo Giassi, e Dr. Luis Gandon, Gerente de Relações Trabalhistas do Grupo Angeloni.

Durante o dia, dois cursos também foram realizados: Formação de Líderes de Açougue, com Pedro Ruivo, CEO do Açougue Notável, que abordou processos e rentabilidade nas operações de carnes, e Cartazista, com Gilberto Araújo, Instrutor de cartazeamento da SANPUB – Comunicação Visual, voltado à comunicação visual no aumento das vendas.

À tarde, novos temas entraram em pauta. A Consultora e especialista em Gestão de Pessoas no varejo supermercadista Silvia Duarte trouxe ferramentas práticas para melhorar o engajamento e reduzir o turnover nas equipes, no workshop de Gestão de Pessoas. Já na sala de Prevenção de Perdas, a especialista em Riscos e Prevenção de Perdas na Inwave, Vanessa Urbieta, falou sobre como identificar falhas operacionais e implementar estratégias eficazes para reduzir desperdícios e melhorar a rentabilidade. O Analista de Pricing da Sysmo, Adriano Baptistella, falou sobre “Pricing, estratégia de preços”.

O Encontro foi finalizado com dois grandes momentos. Primeiro, o painel “Desafios do varejo supermercadista”, reuniu o Presidente da Acats, e os empresários e membros da Diretoria da Associação Marcos Ansolin, Ravier Centenaro, Amauri Battiston e Francisco Crestani para discutir tendências, desafios e oportunidades no setor. “É aqui que a gente compartilha conhecimento e fortalece o nosso setor. Santa Catarina é um estado competitivo, com varejo presente em todos os municípios. Por isso, precisamos oferecer conteúdo de qualidade para todos, do pequeno ao grande empresário”, pontuou Simioni.

Ao final do evento, o público acompanhou a palestra “Vendas de valor: como vender mais e melhor”, apresentada por Sandro Magaldi, referência nacional em gestão e coautor do best-seller “Gestão do Amanhã”. Magaldi falou sobre como o varejo pode se diferenciar por meio da experiência do cliente, inovação e estratégias baseadas em valor, e não apenas em preço.

“Vivemos um momento sem precedentes em termos de transformação. As mudanças são constantes, rápidas e profundas. Um anúncio feito ontem nos Estados Unidos pode impactar diretamente o que acontece hoje em Santa Catarina. Isso é reflexo de um mundo completamente interconectado, onde tudo está conectado e circulando em tempo real”, destacou.

O evento contou com patrocínios de Marquespan, Gota Limpa, Fruki Bebidas, Sysmo Sistemas, Indústria Feliz e Nova Aliança Vinícola Cooperativa, com apoio de Aurora Coop, UNSA Bier e Nilo Tozzo e apoio técnico de Inwave e Açougue Notável.

Encontros Regionais
O Encontro Regional em Chapecó foi o primeiro de uma série de cinco eventos programados para 2025. As próximas edições serão em Lages (10/04) e Blumenau (29/04) e as inscrições gratuitas já estão abertas. Confira a programação e participe!

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
plugins premium WordPress
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também