Você está em Acats • Conteúdo

Açougue como diferencial competitivo: tema é destaque no Encontro Regional da Acats

O Encontro Regional da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) em Criciúma, que será realizado na próxima quinta-feira, 24 de julho, contará com um workshop voltado à formação de líderes no setor de açougue. Conduzida por Pedro Ruivo, CEO e Fundador do Açougue Notável, a capacitação “Formação de líderes em açougue: como tornar a gestão mais eficiente da compra à venda final ao cliente” é direcionada a profissionais supermercadistas que atuam na área. O evento será realizado na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC).

O workshop também apresenta práticas que impactam diretamente nos resultados da loja, como cortes estratégicos, exposição atrativa de produtos e relacionamento com o cliente no balcão. O objetivo é desenvolver competências de liderança com foco na eficiência da operação, na valorização das equipes e no fortalecimento da relação com o consumidor final. Ruivo trará exemplos de situações reais e aplicáveis à rotina do varejo.

Além do workshop voltado ao açougue, o Encontro da Região Sul terá outras cinco capacitações técnicas: relações trabalhistas, cartazismo, logística, prevenção de perdas e gestão de pessoas. A programação inclui ainda a palestra “Vendas de valor: como vender mais e melhor”, apresentada pelo especialista em gestão estratégica Sandro Magaldi, e um painel com empresários da região.

O evento é exclusivo para profissionais supermercadistas e as inscrições são gratuitas. A edição do Encontro em Criciúma conta com patrocínios de Marquespan, Fruki Bebidas, Nova Aliança Vinícola Cooperativa, Checkout RH, Sysmo Sistemas, Indústria Feliz e Gota Limpa, e apoio de RJ Tecnologia Comercial e JCW Alimentos.

PROGRAMAÇÃO

8h: Credenciamento e recepção

9h: Abertura

9h45: Palestra PRICING, estratégias de preços – Vilmo de Souza (Consultor de Pricing da Sysmo Sistemas)

10h10: Painel DESAFIOS DO VAREJO SUPERMERCADISTA, com participação de empresários da região

10h40: Coffee break (incluso para todos os participantes)

11h: Palestra “VENDAS DE VALOR: como vender mais e melhor”, por Sandro Magaldi – Especialista em Gestão Estratégica e Inovação, Coautor de “Gestão do Amanhã” um dos livros de gestão mais vendidos no país, com 15 edições, e Autor de outras nove obras, com mais de 1,2 milhão de exemplares vendidos. Cofundador do meuSucesso.com, com mais de 30 anos de experiência em vendas e liderança, tendo ocupado cargos de destaque como Diretor Comercial da HSM.

12h – 13h: Almoço (incluso para todos os participantes)

WORKSHOPS

13h – 18h30: CARTAZISTA: como produzir o melhor cartazeamento e aumentar as vendas, por Adolfo Santana (Instrutor de cartazeamento da SANPUB – Comunicação Visual)

13h – 18h30: FORMAÇÃO DE LÍDERES EM AÇOUGUE: como tornar a gestão mais eficiente da compra à venda final ao cliente, por Pedro Ruivo (CEO e Fundador do Açougue Notável)

13h – 15h30: LOGÍSTICA: como tornar as operações logísticas mais ágeis, eficientes e lucrativas, por Luis Ricardo Pedro (Sócio Executivo da Black River Consultoria Logística)

13h – 15h30: RELAÇÕES TRABALHISTAS: pontos de atenção para segurança jurídica no ambiente de trabalho, por Drª. Regina Almeida de Queiroz (Assessora Jurídica da Acats), Drª. Katlyn Spillere Boff (Gerente Jurídica do Grupo Giassi) e Dr. Luis Gandon (Gerente de Relações Trabalhistas do Grupo Angeloni)

15h30 – 16h: Coffee break (incluso para todos os participantes)

16h – 18h30: PREVENÇÃO DE PERDAS: como reduzir desperdícios e melhorar a rentabilidade, por Andre Faccin de Almeida (Coordenador de Prevenção de Perdas na Cooper)

16h – 18h30: GESTÃO DE PESSOAS: como melhorar o engajamento e reduzir o turnover, por Silvia Duarte (Consultora e especialista em Gestão de Pessoas no varejo supermercadista)

18h30: Coquetel (incluso para todos os participantes)

Assuntos
Outros conteúdos que podem ser do seu interesse
Conteúdos relacionados
Presidente Executivo

Alexandre Simioni

À frente do Grupo Passarela, uma das maiores redes supermercadistas de Santa Catarina e entre as 50 do Brasil, Alexandre Simioni lidera um time de mais de 3 mil colaboradores em 21 lojas distribuídas por 17 cidades no estado de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A missão é transformar a experiência de compras, oferecendo qualidade, preço justo e inovação.

Sua trajetória profissional combina uma formação em Administração de Empresas com especializações no segmento supermercadista, garantindo uma visão estratégica e operacional para enfrentar os desafios desse setor dinâmico.

Atualmente, além de presidir o Grupo Passarela, é presidente da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) para o biênio 2025/26 e atua como conselheiro na Associação Brasileira de Supermercados (Abras), contribuindo ativamente para o avanço e fortalecimento do setor.

Acredita no poder da inovação, na força das pessoas e na importância do varejo para o desenvolvimento econômico.

FOTO - ALEXANDRE SIMIONI
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também
Presidente do Conselho Diretor

Paulo Cesar Lopes

Presidente do Grupo TOP, com mais de 40 anos dedicados ao desenvolvimento do varejo supermercadista, Paulo Cesar Lopes é bacharel em Administração de Empresas pela FURB (Universidade de Blumenau), com MBA em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além de CEO do GTOP, é Presidente do Conselho Diretor da Acats, Vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) e Presidente da SINGAVALE (Sindicato dos Supermercados do Vale do Itajaí).

Participa de eventos e congressos nacionais e internacionais, realiza visitas técnicas em supermercados modelos no mundo inteiro para identificar tendências, novidades e oportunidades de negócio.

Se dedica ainda a relações institucionais com o Poder Público para encontrar soluções e traçar planos direcionados ao desenvolvimento do varejo supermercadista no Brasil.

FOTO - PAULO CESAR LOPES - CANVA - A
Presidente Executivo

Nome do Profissional Completo

Informações
Veja também